sexta-feira, 2 de março de 2012

FUGA NA PENITENCIÁRIA FEMININA DO AMAPÁ

QUATRO DETENTOS FOGEM DO IAPEN


Quatro detentos do Pavilhão feminino do IAPEN não responderam “presente” durante a chamada matinal na quinta-feira. Ao verificar o que aconteceu a Guarnição de plantão, descobriu que as mesmas haviam fugido daquela Casa Penal e, provavelmente pela madrugada de quinta-feira. São elas:


-MARIA FRANCIDALVA GOMES TAVARES;
-ELISANGELA CORDEIRO ROCHA “Fina”;
-DANIELLA DO NASCIMENTO SILVEIRA;
-JUCILENE TRINDADE DA TRINDADE.


Quem souber do paradeiro das fujonas, favor ligar para o CIODES 190 OU 0800 96 8080, ou para o IAPEN 3261-2728
Informações João Bolero Neto.

Comentaário SINAPEN



A fuga evidenciou novamente a fragilidade da Penitenciaria Feminina, onde as presas apenas usam da esperteza de quebrar o forro do corredor do pavilhão da penitenciaria.

O SINAPEN Já cobrou varias vezes medida emergências do Governo do Estado em solucionar o problema de que o corredor do prédio do feminino e feito de forro. E que também essas mesmas internas fugiram no mês de novamente pelo forro.

Veja a matéria e foto sda Penitenciaria Feminina:

http://sindicato-grupo-penitenciario-amapa.blogspot.com/2011/11/penitenciaria-feminna-amapa.html
Veja o Oficio que  Pres. Alexandro mandou para a Administração Penitenciaria.



Ao Senhor
Drº Nixon Kenedy Monteiro
Diretor do Instituto de Administração Penitenciária do estado do Amapá

Assunto: Solicitação de Melhoria na estrutura física do prédio da Penitenciaria Feminina.

Senhor diretor;
Conforme recomendações da Organização Internacional do Trabalho – OIT, todo trabalhado tem que ter no mínimo condições mínimas de trabalho, sendo que este sindicato vem buscando junto com esta administração, melhorias nas condições estruturais para o bom desenvolvimento dos serviços dos Agentes e Educadores Penitenciários.

Sabemos que esta administração enfrenta grandes dificuldades a frente do sistema penal Amapaense e sabemos que o bom trabalho que é desempenhado nesta nova gestão não é proveniente só de uma pessoa e sim de uma equipe de servidores da área de segurança publica em especial aos agentes e educadores penitenciários que lutam para o bom servir em respeito à melhoria no desenvolvimento de um sistema penitenciário mais humano e decente, garantindo os direitos humanos.
Considerando que o ambiente de trabalho e suas condições, influenciam também no bom desenvolvimento do profissional, e que uma das reivindicações mais levantada e cobrada pelo grupo penitenciário é com relação à infraestrutura do IAPEN em especial a penitenciaria feminina.
                Considerando que ainda este ano teremos a incorporação de mais de 280 servidores penitenciários, em especial agentes femininas e considerando a atual situação da infraestrutura com relação aos postos de serviço da penitenciaria feminina, dos alojamentos dos agentes e educadores penitenciários.
Considerando tais fatos e a realidade do sistema penal amapaense, e das fugas ocorridas no ano de 2011 e 2012, que vieram demonstrar a fragilidade estrutural do Prédio da Penitenciária Feminina no que diz respeito a segurança, pois o Projeto do referido Prédio não apresenta características de  uma Penitenciária. Como exemplo, podemos citar: que 70% do Prédio é forrado em madeira, algumas portas em madeira estão deterioradas, bem como as guaritas encontram-se danificadas e sem iluminação, o sistema de monitoramento não está funcionado (não grava e algumas câmeras estão danificadas) assim como o muro não representa nenhum obstáculo para fugas e possíveis resgates, não oferecendo nenhum tipo de segurança aos servidores.

Sendo que este sindicato esta preocupado, pois a sociedade amapaense protesta por resposta do grupo penitenciário em manter as pessoas com desvio de função no sistema penal e que esperam que as pessoas presas possam cumprir as penas de justiça com dignidade, respeito e segurança.
Com isso solicitamos atenção nos seguintes pontos:
1.    Reforma e melhorias dos alojamentos e adaptação da portaria do Feminino (climatização).
2.    Adaptação de grades no foro do prédio da penitenciaria;
3.    Manutenção no sistema de câmeras;
4.    Reforma e adaptação de calçadas ao lado da muralha da penitenciaria que dá acesso as Guaritas que são vigiadas pelos agentes penitenciários;
5.    Construção e Aumento da Muralha da penitenciaria Feminina;
6.    Colocação de grades nas janelas da área administrativa do prédio;
7.    Manutenção da Iluminação da área em torno do prédio.

E outros que podem se discutidos com os gestores e servidores deste prédio.
Certos de contarmos com sua compreensão, desde já agradecemos.

Alexandro Soares de Oliveira
Diretor-Presidente
SINAPEN-AP





Ofício nº.   0029/ 2012 – SINAPEN                                        Macapá - AP, 14 de Fevereiro de 2012.

Nenhum comentário: