sábado, 17 de março de 2012

Sejusp reúne-se com agentes penitenciários concluintes do Curso de Formação da Aifa ( SINAPEN acompanha os debates de perto).

Secretário Marcos diz que ate o dia 20 de Abril todos os novos Agentes Penitenciarios devem ser efetivados.

Da Redação
Agência Amapá 

O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Marcos Roberto Marques e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Pedro Paulo Rezende, reuniram-se nesta sexta-feira, 16, com os 233 concluintes do Curso de Formação de Agentes Penitenciários, no auditório da Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa).

Para tomar posse, os novos agentes dependem apenas da avaliação médica, conforme previsto no edital do concurso, realizado em julho de 2010, do qual já foram empossados 49 educadores penitenciários, sendo 21 de nível médio e 28 de nível superior.

O secretário Marcos Roberto parabenizou os formandos, ressaltando que a formação dos novos agentes integra o plano estratégico de aprimoramento da segurança pública estadual. "Quando assumimos a Sejusp, havia plantões no Iapen com apenas sete agentes penitenciários. Os 233 formandos logo serão empossados melhorando as condições de trabalho no Instituto, elevando o nível de ressocialização dos detentos com maior segurança para a sociedade", disse o secretário.

Marcos Roberto acrescentou que o Iapen recebeu investimentos significativos em infraestrutura e recursos humanos na gestão do governador Camilo Capiberibe, o que reduziu em 34% o número de fugas e, em 82%, o número de homicídios entre os internos, em 2011.

O comandante geral da Polícia Militar destacou a importância do trabalho dos novos agentes e os alertou para "as pressões e tentações" inerentes à função. "A firmeza de caráter e a coragem de vocês serão essenciais para não cederem às tentações, para que se mantenham dignos na carreira de servidores públicos que escolheram", frisou.

Os 233 novos agentes iniciaram o curso de formação em outubro de 2010. Eles cumpriram 539 horas/aula, com cinco turmas, em 34 disciplinas ministradas por 109 instrutores, seis monitores, quatro técnicos do Cesp/Iapen e dez coordenadores da Aifa. O curso de formação foi coordenado pela gerente da Divisão de Execução de Ensino, Eunice Rodrigues de Souza Monteiro, sob a direção do coordenador da Aifa, tenente-coronel Ludfrankson de Souza Brasil.

Regis Sanches/Sejusp

Agencia Amapá

Nixon Kennedy destacou as obras de ampliação no Iapen. "Estávamos há dez anos sem abrir nenhuma vaga e, agora, com as obras de reforma e construção, vamos gerar 1.240 novas vagas", acrescentou. Outros pontos destacados pelo secretário Marcos Roberto Marques e pelo diretor Nixon Kennedy são a construção da nova cozinha do Instituto, com investimentos de R$ 1,2 milhão, e a implantação do sistema hidrossanitário, que está em andamento, com aplicação de mais de R$ 1,4 milhão.

Nenhum comentário: