segunda-feira, 12 de março de 2012

“Mesa de Negociações” do GEA encerra ciclo de reuniões com os sindicatos dos servidores públicos, até o dia 22 de março haverá nova rodada de negociações, desta vez, para expor o que o GEA providenciará de imediato quanto às reivindicações exigidas.


Da Redação
Agência Amapá 
Vontade política. É com base neste preceito que a "Mesa de Negociações" foi montada pelo Governo do Amapá para ouvir, avaliar e balizar o Executivo quanto a várias reivindicações propostas pelos sindicatos das categorias dos servidores públicos do Estado. Os encontros aconteceram às portas fechadas, na sala de reuniões da Secretaria de Estado do Tesouro, Orçamento e Planejamento (Seplan), e encerrou nesta sexta-feira, 9, após receber os representantes dos sindicatos da Saúde e da Gestão (administrativo).
O objetivo dos encontros é expor à equipe do GEA propostas visando melhorias para o funcionalismo estadual. A Mesa de Negociações é composta por secretários de Estado (Planejamento, Educação, Saúde, Segurança Pública, Administração) e representantes do Gabinete Civil, Auditoria e da Procuradoria Geral do Estado.

Depois de coletadas todas as proposições dos sindicatos, os membros do governo terão a incumbência de estudar cada item das reivindicações apresentadas e apontar os impactos no orçamento do Executivo ao governador Camilo Capiberibe.

Depois de analisar as reivindicações, a mesa de negociações voltará a se reunir com os sindicatos para apresentar a contraproposta do Governo do Amapá sobre o que poderá ser acatado pelo GEA, com base em estudos prévios dos impactos no orçamento do Estado.

"É importante ressaltar que o governo tem grande interesse em resolver as pendências apresentadas, de valorizar o servidor público. Porém, tomando cuidado para não extrapolar a disponibilidade orçamentária e ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal", explica o secretário da Seplan, Juliano Del Castilho, o qual coordenou as reuniões.

Reivindicações

As reivindicações apresentadas pelos representes dos sindicatos, em geral, pautam no pagamento retroativo de promoções, progressões e revisão salariais e de horas extras, previdência, estabilidade funcional e piso salarial. Cada um deles, entretanto, também propõe pedidos pertinentes a cada categoria, como condições de trabalho, planos de saúde e odontológico, por exemplo.

Governo e sindicatos voltarão a se reunir em outro momento. Segundo Juliano Del Castilho, até o dia 22 de março haverá nova rodada de negociações, desta vez, para expor o que o GEA providenciará de imediato quanto às reivindicações exigidas. A Mesa de Negociações reuniu-se nesta semana com o Sindicato dos Agentes Penitenciários, dos Professores, das polícias Militar e Civil, Saúde e da Gestão (administrativo).

Júnior Nery/Secom

Nenhum comentário: