segunda-feira, 12 de março de 2012

"Antes, Durante e Depois" de soldados britânicos no Afeganistão

As sequências abaixo, mostram soldados antes de ir para a guerra no primeiro quadro. Durante o combate, no segundo quadro. E na última foto, quando retornaram para casa.





A primeira foto revela um certo grau de inocência. A segunda, tirada na zona de guerra, transparece o estresse da batalha. A terceira e última foto revela o olhar vazio, desolado e sofrido.

Soldado Steven Anderson, 31

Antes - 'Acho que vai ser horrível, na verdade. O trabalho será intenso, com muitas baixas. Não tenho medo de morrer, mas de perder as pernas.'

Durante
 - 'É difícil explicar como são as coisas. Geralmente, quando minha namorada me pergunta pelo telefone por que eu não estou falando normalmente, é que... Você fica simplesmente exausto. Tive medo na primeira patrulha, mas você se lembra dos treinamentos e sabe o que fazer. Não estive em nenhum tiroteio e espero que continue dessa forma e eu vá para casa com todos os meus dedos das mãos e dos pés intactos.'


Depois - 'Tentamos ganhar seus corações e mentes... mas essa gente vive até os 45 anos de idade e há tanta pobreza e falta remédio para tratá-los. Eles dão um valor diferente à vida. Uma criança morreu, doente. Eles trouxeram o corpo até nós, com marcas de tiros, dizendo que a criança foi pega em um tiroteio. Eles exigiam dinheiro. Como você pode mudar a cabeça de alguém assim?'



Nenhum comentário: