segunda-feira, 12 de março de 2012

TERMINO DO CURSO DE FORMAÇÃO DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS DO AMAPÁ




O curso de formação é a terceira etapa do concurso público, uma exigência para serem efetivados no cargo de agente penitenciário.

O curso terminará no dia 16 deste mês. São aulas práticas e teóricas ministradas de segunda-feira a sexta, com duração total de 100 horas/aula e grade curricular exigida pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen).

Foram ministradas as disciplinas de: Sistema de Segurança Pública no Amapá, Fundamentos da Polícia Comunitária, Elementos de Direito Penal, Sistema Penitenciário e Política Penitenciária do Estado do Amapá, Noções de Direito Constitucional e Administrativo, Violência, Crimes e Controle Social, Mudanças de Paradigmas, Gramática e Redação Oficial, Saúde Psicológica, Tecnologia, Informação e telecomunicações Aplicadas à Segurança Pública, Educação para a saúde: uso de drogas, Dst’s e AIDS, Novas concepções de Segurança e Justiça, Lei de Execução Penal, Armamentos e Munições, Imobilização Tática, Tiro, Uso de armas menos letais, Uso de armas menos letais, Estágio Supervisionado, Arte Educação: conceitos e técnicas,, Criminologia aplicada ao Sistema Penitenciário, Procedimentos disciplinares e sindicância, Mediação de conflitos.

Durante o período de realização do Curso de Formação Profissional, o candidato matriculado na condição de aluno agente recebeu a título de bolsa de estudo, o valor de 50% do vencimento básico inicial. O vencimento inicial básico é de R$ 1.966,00 e poderá chegar ao valor bruto de R$ 2.500, incluindo os adicionais e gratificação.

Está é a penúltima etapa do curso de formação de agentes penitenciários. Há quase cinco meses eles estão sendo capacitados pela Escola de Administração Penitenciaria do Amapá na (Aifa).

Agora o treinamento é com armas de fogo. Só quem passou no teste psicológico ficou habilitado para as aulas de tiro. A prática está sendo realizada no Stand de tiro da PM, que funciona no comando geral da corporação.

233 futuros agentes penitenciários estão passando pela formação. Os concursados estão ansiosos com a última fase do processo, que é a realização dos exames médicos e a nomeação que vai garantir a integração ao quadro do estado.

“O Iapen já está recebendo os agentes penitenciários e devem começar a trabalhar no inicio de abril”, afirma o secretário de segurança pública do Estado, Marcos Roberto. No dia 20 de março o Sec. Marcos Roberto estará no auditório da AIFA esclarecendo os detalhes da ultima fase e sobre o baile de formatura, nomeação e posse.

“Acreditamos que a missão do agente penitenciário é manter a ordem e a segurança para garantir reeducação do detento. O agente e o educador penitenciário tem papel fundamental por ser o único elo dos presos com a sociedade", disse o Pres. do SINAPEN Alexandro Soares. "O curso tem objetivo de prepará-los para exercer essa função com ética e dedicação", concluiu.

Parabenizamos todos os futuros agentes e novos educadores penitenciários e “Contamos com o trabalho de vocês para reconstruir o sistema prisional”.

Nenhum comentário: