segunda-feira, 19 de março de 2012

Reflexo da vulnerabilidade Social .

Fonte: http://faveladaamazonia.blogspot.com.br/2012/03/reflexo-da-vulnerabilidade-social.html

foto: natgeo.com.br

Segundo informações publicadas em 2011 pelo Sistema Integrado de Informações Penitenciárias – INFOPEN- órgão ligado ao Ministério da Justiça, revela dados que somente refletem no passado da falta de políticas publicas no Estado do Amapá. A penitenciaria do Estado que compõe o numero de 1.808 internos (cerca de 270,38 presos por cada 100 mil habitantes) mostra a atual situação do perfil e estrutura social de quem passa pelo sistema penitenciário brasileiro.

Não é de se estranhar a quantidade de pessoas que convivem em alta vulnerabilidade social, que são as mesmas que no futuro visitaram as casas de detenção, os números revelados pelo (INFOPEN) são assustadores, principalmente no requesito formação educacional. Dos 1808 presos contabilizados até junho de 2011, apenas um deles tem o ensino superior incompleto, sejamos abaixo o numero de presos por instrução educacional:

Analfabeto: 58 (duas mulheres)
Alfabetizado: 156 (uma mulher)
Ensino Fundamental Incompleto: 571 (71 mulheres)
Ensino Fundamental Completo: 581 (45 mulheres)
Ensino Médio Completo: 187 (13 mulheres)
Ensino Médio Incompleto 316 (13 mulheres)
Ensino Superior Incompleto: um (zero mulher)

O numero maior de crimes são Contra o Patrimônio (roubo) 756 presos, e em segundo Contra a pessoa que chega a 364 o numero de transgressores restritos de liberdade por ocasião desses crimes, agora é refletir nesses acontecimentos e imaginar o porquê deste numero de individuos sem instrução educacional (maioria) estão envolvidos nesses crimes.

O que os dados de hoje nos mostram é apenas o reflexo da a falta de interesse no combate a pobreza e na falta de desenvolvimento social principalmente nas áreas de risco (baixada) , que precisam ser efetivadas urgentemente. Esses números não podem passar despercebidos por nossa sociedade e poder publico, devemos criar mecanismos de arrebatamento de jovens do risco social, por que antes de chegarem à forma adulta (responsabilidade criminal) eles já foram um dia crianças que tiveram sua formação social extraviadas da escola pelo crime, por viverem em situação desumana e desfavorável, principalmente na Favela da Amazônia.

População Carcerária no Brasil: 513.802
Número de Habitantes: 190.732.694
População Carcerária por 100.000 habitantes: 269,38


Fonte dados: InfoPen

Nenhum comentário: