terça-feira, 6 de março de 2012

Hoje o IAPEN possui apenas 30 (trinta) armas curtas (cal. 38) pertencentes ao patrimônio da Polícia Militar, pois não possuímos sequer um colete balístico.


Hoje o IAPEN possui apenas 30 (trinta) armas curtas (cal. 38) pertencentes ao patrimônio da Polícia Militar para atender as demandas da Segurança interna e Escoltas das unidades prisionais do Cadeião, Anexo (semi-aberto), Penitenciária Feminina, Centro de Custódia do Oiapoque e Centro de Custódia do Novo Horizonte e brevemente de outras Unidades Prisionais Especial do zerão e previsão de centros de custódias dos Municípios do Amapá, Porto Grande e Laranjal do Jarí. Além da inauguração da Penitenciária de Segurança Máxima.

Além do mais a escolta de detentos é uma atividade de alto risco que deve ser feita com toda a técnica e cuidado. Além da necessidade de especialização dos agentes penitenciários, não basta qualquer tipo de armamento para salvaguardar e garantir a vida de servidores e do custodiado de justiça.

O cotidiano dos agentes penitenciários é de constante conflito e extrapola os muros das Unidades Penais, alcançando-os mesmo fora das suas atividades laborativas. Os recentes acontecimentos envolvendo indivíduos presos e agentes penitenciários esta deixando a categoria apreensiva então citamos tais fatos só os fatos, por medida de segurança os nomes ficaram sobre sigilo, no ano de 2009 houve troca de tiro entre presos e agentes penitenciários dentro do IAPEN, no mesmo ano um agente penitenciário foi assaltado na orla de Macapá onde os criminosos levaram o servidor em seu carro para uma estrada de chão e fizeram uma ligação para os criminosos do IAPEN e perguntaram se poderiam executar o servidor, no final do ano de 2010 tivemos uma troca de tiros entre agentes penitenciários e criminosos em via publica, no ano de 2011 comparsa da criminalidade  do IAPEN invadiram a casa de um agente penitenciário que estava com o filho recém nascido, no ano de 2011 aconteceu por meliante a mando do crime organizado de dentro IAPEN perseguição de um agente penitenciário (tentaram contra a vida do Agepen), no final do ano de 2011 na fazendinha recente a abordagem de um foragido do IAPEN a um agente penitenciário onde o foragido fez ameaças com arma de fogo ao servidor e também inúmeras ocorrência de agressão de servidores penitenciário dentro do Instituto de Administração Penitenciaria.

Pois dentro da penitenciária os Agente Penitenciários estão 100% vulnerável e nós praticamente já estamos acomodados pelo tempo, pelas situações que se encontra o sistema penal amapaense correlação a equipamentos de proteção de uso coletivo e individual (coletes e arma), pois por trabalharmos com armamento bélico e também termos encontrados armas de fogo em posse de presos isso nos deixas preocupados, pois não possuímos sequer um colete balístico.

Diretor do IAPEN falou que ate julho deve ser regularizado a situação do armamento dos agentes. Eles irão realizar a compra dessas armas como solicitado pelo sindicato.

Nenhum comentário: