quinta-feira, 29 de março de 2012

SINDICALIZAR PARA QUE?

SINDICALIZAR PARA QUE?



A pergunta surge com freqüência, por norma em resposta a um apelo a sindicalização. O que é que eu ganho com isso? Pergunta aquele que não está convencido das virtualidades da instituição, indispensável à vida e a democracia.
Acontece que sindicato é precisamente daquelas coisas de que só nos lembramos quando existem problemas. Quando eles surgem e são sempre inesperados, lá está o sindicato a tentar resolvê-los.
Nessa altura, o sindicato ganha sentido e presença e percebe-se a sua utilidade. Isto é, se um sindicato estiver atento aos problemas dos Servidores e Servidoras e trabalhar no sentido de resolvê-los, a sindicalização ocorre com naturalidade, porque o raciocínio do trabalhador é ”quando tiver um problema sindicalizo-me”.
Ora, acontece que um sindicato é mais do que isso, tem uma dimensão social e coletiva que ultrapassa o problema pessoal, o caso individual, para se situar no plano de solidariedades coletivas, no qual se exige consciência social e de classe.
Estamos sindicalizados porque acreditamos que só a unidade de todos é capaz de se opor à força do poder instalado, visto que um Servidor Sozinho perante um poder de um Governo é nada.
Mas Servidores Unidos são, eles próprios, uma força. e depois, é preciso ter consciência de que um problema de um (a) companheiro(a) de trabalho será sempre um problema coletivo.

Hoje é ele, amanhã poderá ser você.
É por isso que, independente de haver problemas individuais para resolver, vale apenas ser sindicalizado.

           A concretização de nossas conquistas sempre foi resultado do trabalho em equipe. Se hoje somos reconhecidos como uma categoria forte é porque provamos que somos imbatíveis unidos quando defendermos nossos direitos.
            POR ISSO, AGENTES E EDUCADORES PENITENCIÁRIOS NOS PRECISAMOS DE TODA A CATEGORIA NESSA LUTA!!!

           SINDICATO UNIDO É SINDICATO FORTE!!!

Nenhum comentário: