quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

FUGA NO IAPEN essa é a 03 fuga, em menos de um ano, no mesmo lugar.



Na manhã de segunda-feira  (31/01), 14 internos do Instituto Penitenciário do Amapá (Iapen) realizaram um ato de fuga, no pavilhão conhecido como "Fechadão". Eles quebraram o muro que dá acesso a um matagal. Até o momento, 12 prisioneiros foram recapturados pelo Grupo Penitenciário e PM-AP. Não houve feridos durante a ação.


No mesmo momento da fuga do Cadeião houve uma na penitenciaria fermina, onde a interna Elizangela vulgo “Fina”, burlou a segurança da penitenciaria e na hora do atendimento medico na área administrativa passou por uma janela que não possuía grade de proteção, quando esperava o medico chegar.

O muro da área do "Fechadão" já sofreu outras fugas no ano de 2010 foram 02 (duas), 01 (uma) em Março de 2011 e outra em outubro de 2011 sendo que nesse ultimo um dia após a AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE TRATOU SOBRE “QUESTÕES PERTINENTES AO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO ESTADO DO AMAPÁNA AL-AP”. É bom ressaltar que o Presidente do Sindicato Mostrou a fragilidade do muro do Cadeião na AL-AP e solicitou ao IAPEN a construção do muro de proteção ou contenção e nada foi feito ate o momento.


No momento em que os detentos fugiam, o Iapen recebia a visita do promotor de Justiça José Cantuária Barreto do Ministério Publico que realizava uma vistoria e fiscalização nas obras do IAPEN que estão paradas desde outubro do ano passado e viu de perto a dura realidade do trabalho dos agentes penitenciários na tentativa de recaptura, o mesmo viu o tiroteio realizado na tentativa de conter que mais presos efetuassem a fuga, pois mais de 250 presos estavam no banho de sol do “pavilhão Fechadão”.

A fuga voltou a evidenciar a fraca segurança da penitenciária amapaense. O muro foi construído há mais de 20 anos que é de tijolo e uma pequena macha fina de reboco. A estrutura e resistência dele já estão enfraquecidas pela ação do tempo prncipalmente nessa época das chuvas. Além disso, não há pessoal suficiente para inibir as tentativas dos presos.

Atualmente a população carcerária está em mais de 100 presos para cada grupo de 5 agentes penitenciários, quando a legislação manda que esta proporção seja de 5 detentos por agente. Isso estatisticamente hoje o IAPEN proporciona 01 agente penitenciário para um pavilhão que em media tem 250 presos e as vezes quando falta servidor ou tira férias fica mais tenso os trabalho pois somos obrigados a assumir 02 pavilhões.

Nenhum comentário: