segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

REAJUSTE SALARIAL: O nosso salário inicial é o menor da área da segurança pública;

Ofício nº.   033/ 2012 – SINAPEN                                                            Macapá - AP, 26 de Fevereiro de 2012.

Ao Governador Camilo Capiberibe.
DAS PROPOSTAS E SUGESTÕES


Devido à Autarquia IAPEN está diretamente ligada a SEJUSP (de acordo com a lei 0609/2001), os Agentes e Educadores Penitenciários certamente fazem parte da Segurança Pública e, desta forma não se justifica um tratamento discriminatório com os mesmos, deve-se considerar que o mesmo curso de formação ofertado para os servidores da POLITEC, foi ofertado para os servidores do IAPEN, sendo estes altamente qualificados. Outro aspecto a ser considerado é o SISP ao qual o IAPEN também faz parte, e as funções exercidas são essenciais para o conjunto da Segurança Pública (lei nº. 0635 de 14/12/01).


Portanto o mínimo a ser feito é que os proventos dos Agentes e Educadores Penitenciários sejam iguais aos servidores da Segurança Pública do SISP; pois nosso salário inicial é o menor da área da segurança pública; conforme tabela abaixo:


AGENTE E EDUCADOR PENITENCIARIO
06/08/2006
1.966,12



SOLDADO - PM / BM ( 1 CLASSE )
23/05/2011
2.027,66



OFICIAL DE POLÍCIA CIVIL
07/02/2008
2.685,33



AGENTE DE POLÍCIA CIVIL
21/12/2007
2.685,33



PAPILOSCOPISTA E TÉCNICO PERICIAL (POLITEC)
Lei Org. 2010
2.950,00



AGENTE ADMINISTRATIVO (IPEN)
26/07/2007
2.350,98
Fonte da pesquisa: Portal Transparência do Amapá




DO PEDIDO DO REAJUSTE SALARIAL:

Devido os servidores penitenciários serem considerados essenciais a segurança publica de acordo com a Lei nº 10.277, de 10 de Setembro de 2001, que institui medida para assegurar o funcionamento de servidores e atividades imprescindíveis à segurança publica.


Ora se não vejamos:

Art. 3º Consideram-se atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, para os fins desta Lei:

        I - o policiamento ostensivo;
        II - o cumprimento de mandados de prisão;
        III - o cumprimento de alvarás de soltura;
        IV - os que envolvam risco de vida;
        V - os relativos a presos;
        VI - a guarda, a vigilância e a custódia de presos;
        VII - os técnicos-periciais, qualquer que seja sua modalidade;

Em face do Srº Secretario Marcos Roberto, ter conhecimento das dificuldades e das pendências e perdas financeiras que existente entre os servidores penitenciários e o governo do Amapá. E pelo já exposto pedimos as perdas e o reajuste salarial.


Conforme a diferença á baixo:

1. Aumento Salarial de 30 % no salário base dos servidores do grupo penitenciário;
2. Aumento Gratificação Atividade Penitenciaria (GAP) de 15% para 30%;
3. Aumento na Gratificação de Periculosidade de 10% para 30%.


Sendo que este governo em especial a pasta de segurança pública necessita encontrar soluções para tais problemas salarias, pois a disparidade de salario do grupo penitenciário e outras categorias da área de segurança pública  é grande, pois isso exalta os ânimos do grupo penitenciário.


Sendo que se for concedido o aumento de 30% no salario base dos funcionários do IAPEN isso representa um impacto anual na folha de pagamento de 0,4% ano (entorno de 200.000,00 (duzentos mil mês).

CONCLUSÃO:

Diante de todos os problemas expostos acima, sugerimos que o Grupo Penitenciárioreceba do Governo do Estado do Amapá, tratamento digno com esta categoria, haja vista que a ONU, recomenda que esses importantes operadores de segurança pública recebam tratamento diferenciado a fim de valorizá-los, mostrando que aqui no AMAPÁ estamos, trabalhando para uma sociedade melhor e mais justa, pois quando você motiva seus profissionais, com certeza eles desenvolvem melhor suas atividades.

Desta forma, estamos esperançosos de também sermos olhados pelos mesmos olhos e pelo vosso senso de justiça, ao qual vem conduzindo esta Secretaria, é que solicitamos o deferimento do pleito.

É o que temos a expor e requerer, nos colocando a inteira disposição de qualquer esclarecimento e reiterando nossos protestos de estima e consideração.

Certo de contarmos com seu apoio e compreensão, desde já agradecemos.

Respeitosamente;

Alexandro Soares de Oliveira
Diretor-Presidente
SINAPEN-AP


Nenhum comentário: