domingo, 5 de fevereiro de 2012

Revista Pavilhão Fechadão e como é um dia do Servidor Penitenciário.







Apesar do efetivo reduzido de Agentes Penitenciários e dos esforços empreendidos por essa categoria para manter a disciplina, ordem e a segurança no IAPEN, ainda assim são criticados por quem desconhece o serviço. Por quem conhece o Sistema somente de um gabinete e, não sabe o que é exercer um trabalho estressante e sob pressão de presos. Além disso, não são reconhecidos de maneira digna pelo poder público.

A estrutura deficiente do (IAPEN) e a falta de investimento de mais de 10 anos dificulta uma fiscalização mais rigorosa para coibir a entrada de materiais não permitidos, o que torna muito vulnerável a segurança. Pois tem um ambiente de trabalho insalubre e salário não equivalente a periculosidade da profissão.


E após a fuga da manhã de segunda-feira (31/01), onde 14 internos do Instituto Penitenciário do Amapá (Iapen) realizaram um ato de fuga, no pavilhão conhecido como "Fechadão". Mas logo em seguida Agentes penitenciários juntamente com a policia Miliatar e Civel, recapturaram 12 presos. E com intuito de diminuir a violência e garantir a integridade física dos apenados e seus familiares, assim como dos servidores, os Agentes Penitenciários realizaram uma revista no “pavilhão fechadão” e retirou vários celulares, estoques e materiais inadequados e não permitidos para os presos.


Trabalho dos servidores penitenciários


Como é o dia de trabalho dos integrantes da categoria do grupo penitenciário, eles realizam tarefas complexas no trabalho interno de segurança ou de ressocialização, e de trabalho externo de escolta diário de presos, num ambiente onde se prolifera a contaminação de varias doenças tais como: HIV, pois realizamos o acompanhamento de detentos soropositivos, hanseníase, além de executar os trabalhos em ambiente possuidor de alta umidade e mofo, os quais favorecem o acometimento de doenças respiratórias, tais como: broncopneumonias, tuberculose faringites, todos esses casos de doenças já constatadas no complexo penitenciário amapaense, portanto, estamos constantemente exposto a "agentes nocivos", o que o faz temer pela saúde de todos, dadas às condições de insalubridade, superlotação e falta de efetivo.

Segurança

Embora os apenados possuam vários métodos para driblar a segurança, estamos atentos a situações adversas dentro de um Sistema precário e insuficiente que apresenta o IAPEN do Estado do Amapá. Apesar de que o Dir. Nixon Kenedy está nas condições que pode trabalhando pra melhorar as condições do IAPEN, ressaltar que o caos do sistema penitenciário vem se alastrando pela falta de investimento que não tinha a mais de 10 anos.
Portanto, estão de parabéns todos Agentes e Educadores penitenciários das equipes (ALPHA, DELTA, BRAVO, CHARLIE e Administrativo) responsáveis pela segurança e ordem do IAPEN, dia e noite, 24 horas de plantão para o bem da sociedade amapaense.
Veja nas fotos o Grupamento Tático Prisional - GTP, de parabéns pelo trabalho realizado na contenção dos presos do Pavilhão Fechadão, apesar de não possuírem todo aparato bélico (Armamento letal e menos letal, coletes e escudo balístico) desempenharam um excelente trabalho, para que os agentes penitenciários do Plantão ou de apoio que estavam no interior do pavilhão realizassem a revista nas selas com toda a segurança.

Nenhum comentário: