quarta-feira, 2 de maio de 2012

Tentativa de Fuga e Dano ao Patrimônio Público no IAPEN.



Os presos do cadeião do IAPEN continuam buscando formas para fugir das unidades prisionais do estado. Na madrugada desta quarta-feira (02), por volta das 01:30 hrs, 02 presos (Hélio de oliveira Leal e Joel dos santos da Cruz) do pavilhão Triagem B da Cela (04 B), depois de quebrarem a parede desta cela, estavam próximos a muralha do IAPEN prontos para fugir. Porém, os agentes penitenciários identificaram a tentativa de fuga e impediram a saída dos detentos, que foram deslocados para outra cela.

Os agentes perceberam movimentação anormal na triagem B, após um disparo da sentinela da guarita G2, os agentes ao verificar, flagraram o buraco sendo cavado. No mesmo instante, isolamos a área e os presos envolvidos, foram transferimos para outro alojamento. Uma revista realizada na cela foi realizada e foram apreendidos pedaços de ferro e o material empregado na tentativa de fuga, também um estoque e também em ronda no Pavilhão F4 foi encontrado bebida artesanal “biricutico” (bebida feita da fermentação do pão e enterrado no chão ao redor do pavilhão).


Os agentes penitenciários estavam atentos e conseguiram impedir a fuga. Importante atentar para os detalhes durante a realização dos procedimentos de revista e manutenção da segurança prisional. A constância na realização dos trabalhos também ajuda a manter um bom ambiente no presídio. Parabenizo os agentes penitenciários que apesar de terem poucas condições de trabalham continuam dando ao estado do Amapá bons resultados. Tais resultados foram ate divulgados na mídia do pelo próprio Secretário de Segurança Pública do Amapá, Marcos Roberto, reduzimos em 34% o número de fugas e, em 82% o número de homicídios entre os internos, em 2011. 


Valhe ressaltar que houve dano ao patrimônio público devido os presos entraram no pavilhão da enfermaria (que fica ao lado do pavilhão triagem B) e quebraram portas, cadeados e grades, em busca possivelmente de álcool e materiais perfurantes.


É bom relembrar que este fato de invadir o pavilhão da enfermaria já tinha acontecido no mês de Março, onde mais de 50 presos tentou empreender fuga do pavilhão triagem ala B, os presos não obtiveram êxito na fuga, que também no momento desta situação adentraram a enfermaria e furtaram vários remédios inclusive garrafas de álcool.

Os presos foram encaminhados ao CIOSP-Pacoval e ficaram para prestarem esclarecimento ao delegado e posteriormente serem encaminhados a POLITEC e retornarem ao IAPEN.

Nenhum comentário: