quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Curso de Operações Penitenciárias do Iapen encerra nesta sexta-feira

 
Da Redação
Agência Amapá
      
 
O Curso de Operações Penitenciárias, que especializa agentes penitenciários para integrarem o Grupo Tático Prisional (GTP) do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), está chegando ao fim. Nesta sexta-feira, 14, será o último dia de instrução para os membros da segunda turma.
 
A formação iniciou em novembro deste ano, com 36 integrantes, onde 20 vão concluir. O Grupo Tático Prisional (GTP) é a força especial do Iapen preparada para agir em situações de insurreição, tentativas de rebelião, fugas, revistas, escolta de presos, entre outras ações, tendo como princípio resguardar a vida e o uso moderado da força.
 
No curso, o aluno aprende a agir sob pressão e com precisão para preservar a vida e manter a ordem dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá. O grupo foi criado em 2010 pelo atual diretor do Iapen, delegado Nixon Kenedy, devido a necessidade de se ter agentes penitenciários preparados com um treinamento mais específico.
 
O GTP passará a contar com 55 integrantes, mas a preparação não é fácil. Com dois dias de instrução, 15 agentes pediram baixa do curso. Na fase inicial, explica o comandante do GTP, Fausto Jardim, os alunos são levados ao limite com uma dura carga de exercícios físicos. É nesta fase também, que o aluno aprende a trabalhar em equipe.
 
O diretor Nixon Kenedy, que durante o curso ministrou disciplina jurídica relativa ao disparo de arma de fogo, ressalta que o trabalho do GTP tem sido muito importante e eficaz para o instituto, na recaptura de presos em fuga, na descoberta de túneis que possibilitariam fugas em massa e em revistas, onde houve apreensão de drogas e armas.
 
"Um grupo mais bem preparado para agir nessas situações, aliado a um serviço de inteligência e ao aparelhamento do Iapen, tem proporcionado uma drástica redução de incidentes na área do instituto", afirma o diretor.
 
Formatura
 
A solenidade de formatura do Curso de Operações Penitenciarias ocorrerá este mês, junto com os mais de 300 agentes que concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Armamento e Tiro para manuseio dos novos armamentos (15 carabinas e 80 pistolas, calibre ponto quarenta), adquiridos este ano pela direção do instituto. Investimento de R$ 547.689,80, recursos do Iapen.
 
Jailson Santos/Iapen

Nenhum comentário: