sábado, 28 de abril de 2012

Para a Policia, o grande volume de mandados judiciais tem outro efeito. Reflete diretamente na super população do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). A Penitenciaria tem capacidade para abrigar 800 presos, porém há mais de 2 mil detentos encarcerados.

Aumenta o número de mandados judiciais em Macapá

A média no mês chega a dois mil mandados.

TV Amapá
O Tribunal de Justiça expede o documento às delegacias de acordo com a demanda que chega ao juiz. Foto: Divulgação/Tjap
O Tribunal de Justiça expede o documento às delegacias de acordo com a demanda que chega ao juiz. Foto: Divulgação/TjapMACAPÁ – Segundo a Polícia Civil, o grande volume de mandados judiciais se da por conta de que a Justiça expede o documento às delegacias especializadas de acordo com a demanda que chega ao juiz.

“O que ocorre principalmente aqui no Amapá é que as pessoas têm grande mobilidade. Os bandidos estão hoje aqui no Amapá, amanhã eles estão em outros estados e esses mandados não cumpridos sofrem renovação e  são enviados para o sistema para ficar no banco de dados nacional”, afirmou o delegado de polícia Valceli Almeida.

Para se ter uma ideia da situação, está semana, a 4º Vara Criminal enviou ao Departamento de Captura da Polícia Civil 291 mandados. O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) é quem esta dando apoio ao cumprimento dos mandados. E, segundo as estatísticas, o crime de homicídio lidera o ranking dos pedidos de prisão.

“A Captura já conseguiu levar ao judiciário esse ano 92 pessoas. Essas pessoas tinham o mandado de prisão e estão no instituto penitenciário aguardando a decisão do Poder Judiciário. 28% dos casos são de homicídio”, completou.

Para os policias, o grande volume de mandados judiciais tem outro efeito. Reflete diretamente na super população do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). A Penitenciaria tem capacidade para abrigar 800 presos, porém há mais de 2 mil detentos encarcerados. Para o delegado Valceli Almeida, os benefícios que os detentos recebem possibilitam uma flutuação no número de detentos.

“A Polícia Civil prende pessoas todos os dias, mas mesmo assim continua com o mesmo número de presos. Isso quer dizer que um grande número de benefícios legais coloca essas pessoas que cometem crimes de volta na rua. E geralmente são essas pessoas que a gente leva novamente ao Iapen por cometer novos crimes”, finalizou.

http://www.portalamazonia.com.br/jornais/aumento-no-numero-de-mandados-judiciais-preocupa-autoridades-policiais/

Nenhum comentário: