domingo, 29 de abril de 2012

Agentes Penitenciários descobriram um túnel e conseguiram impedir que presos do Pavilhão Provisório P3 escapassem.





A fiscalização intensa e o trabalho de revista constante nas unidades prisionais do Amapá (apesar da falta de condições de serviço) fizeram com que mais uma fuga em massa fosse abortada. Desta vez, agentes penitenciários descobriram um túnel e conseguiram impedir que presos do Pavilhão Provisório P3 escapassem.

O Pavilhão fica localizado entre as guaritas (G7 e G9), no lado sul do IAPEN (um dos últimos Pavilhões) atualmente o presidio do Cadeião do IAPEN possui 11 pavilhões. Na tarde deste sábado (28) de abril, os agentes de serviço da guarnição (Charlie) descobriram que os detentos estavam começando a cavar um túnel. O buraco partia da cela (02 A) Pavilhão P3, onde estão presos mais 220 homens, nesta cela encontravam – se 31 apenados. Ou seja, caso a escavação continuasse, mais uma fuga em massa seria registrada no Sistema Penitenciário do Amapá.

De acordo com informações, os presos teriam começado a cavar o túnel na manhã de sábado, pois era dia de visita, onde neste dia os presos ficam soltos das 08:hrs da manhã ate as 17:00 hrs da tarde, a escavação era feita por revezamento dos próprios presos e estavam colocando a terra no forro, onde ja tinham quebrado a laje, (neste horário os agentes penitenciários não podem entrar nas celas por respeito ao direito dos apenados a sua visita intima, só entram em casos excepcionais ou de “alteração” no ambiente carcerário). Por esse motivo, o buraco estava muito grande aproximadamente uns 10 metros de comprimento já próximo a muralha do cadeião, mas caso os detentos passassem a noite cavando poderiam chegar até a parte externa do presídio rapidamente e concretizariam o plano.

O Instituto de administração Penitenciário do Amapá - IAPEN, também conhecido como Cadeião, é um dos maiores da região cidade de Macapá. Atualmente o IAPEN tem proximamente 2.132 presos e tem capacidade para 900 apenados.
Só neste ano os agentes penitenciários já descobriram outros 3 túnel, o ultimo nos mês de março no pavilhão P2.

Após a descoberta do túnel foi realizada uma revista geral no pavilhão com apoio da guarda externa do iapen que é de responsabilidade da PM-AP e na ocasião foi encontrado um vasto material de uso proibido naquele local, Como é de praxe, os detentos negam que sejam os proprietários, como também não dizem a quem pertencem. Todos os materiais apreendidos serão entregues a coordenadoria de Segurança/IAPEN e encaminhado a Corregedoria/IAPEN para providências cabíveis e informado à Justiça.


Nenhum comentário: