terça-feira, 3 de abril de 2012

Agentes penitenciários treinados substituem PMs em presídios de MT

Fonte: Só Notícias com assessoria

A formatura de 115 agentes penitenciários que concluíram o II Curso de Operações Penitenciárias Especializadas (Cope) faz parte da política de substituição gradativa dos polícias militares, que devem voltar às suas funções de origem. A expectativa é que até junho de 2013, 400 PMs sejam substituídos por agentes penitenciários rigorosamente treinados, conforme explicou o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Paulo Lessa.

A solenidade de formatura foi realizada, esta manhã, no Palácio Paiaguás. A cerimônia foi precedida de um desfile do efetivo dos agentes penitenciários, no percurso entre a sede da Sejudh e o Palácio Paiaguás, e ainda, por ato simbólico da entrega da bandeira do Sistema Penitenciário para dois formandos.

De acordo com Paulo Lessa, essa formatura representa um avanço para o Sistema Penitenciário de Mato Grosso além de liberar a Polícia Militar para exercer sua função de promover a segurança nas ruas. "Por isso é um duplo ganho para Mato Grosso, já que a inclusão de mais Policiais Militares nas ruas aumenta a segurança. Esses formandos tiveram capacitação física, técnica e emocional, para lidar com situações dentro das penitenciárias", afirmou.

O presidente do sindicato dos servidores do sistema prisional, João Batista, avaliou que essa formatura significa a valorização dos servidores. De acordo com o secretário adjunto de administração penitenciária, o Tenente-coronel Clarindo Alves Castro, os agentes treinados vão trabalhar nas torres de segurança, na contenção dentro das penitenciárias e na escolta armada. "A intenção é que a PM saia definitivamente, pois isso é uma tendência nacional", afirmou.

O agente penitenciário André Breit, do município de Água Boa, realizou o curso e disse que a expectativa é grande pois foi acrescentado valor e importância ao sistema penitenciário com este treinamento. A agente Poliana da Rocha, afirmou que esse curso vai trazer mais segurança para o sistema. "O treinamento só tem a soma com o sistema prisional", afirmou.

Durante a formatura, foi realizado a entrega de 50 rádios e 150 pistolas para o sistema prisional. Os agente formados vão beneficiar as penitenciárias de Rondonópolis, Sinop, Água Boa, Cuiabá e Várzea Grande. Conforme programação desenvolvida pela Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap) e executada pela Escola Penitenciária, o II Cope se dividiu em duas etapas. A primeira contemplou Cuiabá e Várzea Grande e foi ministrada de outubro de 2011 a março de 2012. A segunda etapa ocorreu em Rondonópolis, no mesmo período, com participação de agentes de Rondonópolis, Sinop e Água Boa.

O secretário chefe da Casa Civil, José Lacerda representou o governador na solenidade. Também participou do evento o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado.

Veja outras noticias:

Governo de Minas substitui PMs por agentes penitenciários em presídio feminino


Polícia Militar deixará de fazer a segurança de presídios do Ceará

A lei que dá aos agente penitenciários a atribuição de fazer a segurança das unidades prisionais no Ceará pode ser lida na íntegra em: 

Após impasse judicial, 500 agentes penitenciários são nomeados em PE  -Hoje, policias militares fazem a segurança Aníbal Bruno porque não há agentes penitenciários. Por isso nós queremos agilizar a posse dos concursados. Eles vão substituir os policiai.  http://programadizendotudo.com.br/archives/3362

 

 OBS: Nas Penitenciárias Federais as guaritas são de Responsabilidades dos Agentes Penitenciários Federais, no estado do Rio de Janeiro os agentes tomam conta de todos os estabelecimentos prisionais e também tem o grupo de intervenção tático (GIT), em São Paulo criou o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) formado por agentes penitenciários que recebem o mesmo treinamento da policia de choque como técnicas de intervenções, controle de distúrbios civis, operações táticas e de invasões de prisões, além de treinamentos e técnicas especiais. Devido ao maior contato com presos e a permanecia dos mesmos em presídios um eventual rebelião pode ser dissolvida mais rápido antes mesmo da chegada da PM. No estado do Espirito Santo todas as guaritas são de extrema responsabilidade dos Agepens e outros estados que já tem acordo de retirada das PMs das Penitenciarias dando as funções de origens dos PMs. O policiamento ostensivo e patrulhamento e segurança da sociedade.




Nenhum comentário: