terça-feira, 8 de novembro de 2011

MINISTÉRIO CAPACITA GESTORES EM SISTEMA DE MONITORAMENTO DE OBRAS


Brasília, 08/11/2011 (MJ) - Servidores de todos os estados participaram nesta terça-feira (8), em Brasília, do Curso para Gestores Estaduais do Sistema de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), do Governo Federal. O sistema permite o acompanhamento das obras de construção e reforma executadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) desde a licitação até o encerramento dos trabalhos.
O objetivo do Depen ao adotar o Simec – sistema já utilizado, por exemplo, pelo Ministério da Educação – é monitorar passo a passo as obras de construção e reforma de unidades prisionais nos estados e Distrito Federal. O governo federal por meio do Fundo Penintenciário Nacional (Funpen) financia a ampliação e construção de vagas em todo o país.
Para cada obra, os gestores preenchem os indicadores no sistema com as informações das empresas contratadas e tempo médio para execução da obra, por exemplo. O sistema conta ainda com georeferenciamento, ou seja, os dados podem ser acessados por meio de visualização geográfica.
Outros dados disponíveis no Simec são: o número de presos em cada unidade da federação; número de vagas existentes nos estabelecimentos prisionais; número de presos no Brasil por 100 mil habitantes; e déficit carcerário por região, estado ou município.

Nenhum comentário: