sábado, 7 de janeiro de 2012

Construção de novas cadeias deve acabar com superlotação da penitenciária estadual


Penitenciaria de Segurança "Maxima", Presidio Esecial (Zerão), Complexo do Anexo, Ampliação da Peniyenciaria Feminino, Presidio do Amapá, Porto Grande e Laranjal do jari.

Visando acabar com a superlotação carcerária, que hoje varia entre 1.800 e 2.000 presos, a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) garantiu recursos junto ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para a construção de cadeias públicas que atendem especificamente os presos provisórios, que aguardam decisão judicial.


De acordo com o diretor do Iapen, delegado Nixon Monteiro, a população de presos provisórios corresponde à metade dos presos custodiados na Penitenciária. Para ele, a construção de cadeias públicas é a solução para acabar com a superlotação.


"Isso faz com que as celas fiquem superlotadas. As cadeias públicas vão oferecer me-lhores condições aos presos provisórios que estão ali aguardando decisão da Justiça", lembrou.




O titular da Sejusp, secretário Marcos Roberto, esteve nesta quinta feira, 5, juntamente com o diretor do Iapen e a equipe de Engenharia da Sejusp, verificando as áreas onde serão construídas cadeias públicas com capacidade para 50 presos nos municípios de Amapá e Porto Grande. Em Amapá, a cadeia será construída na área do quartel da Polícia Militar, permitindo integração e garantindo mais segurança.

Na ocasião, Marcos Roberto reuniu com o prefeito de Amapá, Carlos Cézar, e com vereadores. O secretário disse que a cadeia trará benefícios, considerando que atenderá apenas os presos que cometerem crimes no município, evitando gastos com transportes e facilitando o acesso das famílias. Além disso, com a construção da cadeia haverá a necessidade de contratação e mão de obra local com fornecimento de alimentação e serviço de limpeza, por exemplo.





Uma cadeia pública com 200 vagas será construída também em Laranjal do Jari. Os recursos, disponibilizados pelo Ministério da Justiça, somam cerca de R$ 6 milhões. O go-verno já garantiu a contrapartida de R$ 660 mil.

Os valores também garantem a ampliação da Penitenciária Feminina com 100 novas vagas, aumentando a capacidade que suporta atualmente. A expectativa é de que as obras iniciem nos próximos meses, com conclusão até o final deste ano.


FONTE: http://www.agenciaamapa.com.br/noticia/27547/





Nenhum comentário: