segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

DESEMBARGADOR CANCELA TRANSFERÊNCIA DE SEIS DETENTOS DO IAPEN-AP PARA PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA FEDERAL




Durante um longo trabalho, praticamente de 11 meses para conseguir autorização e vagas no Presidio de Segurança Máxima Federal, o IAPEN solicitou ao Juiz da VEP do Amapá a autorização e transferência de 18 internos para uma Penitenciaria de Segurança Máxima, os detentos são considerados de alta periculosidade e de que supostamente estariam envolvidos com o crime organizado e  que seriam líderes de rebeliões e em motins, também no controle do trafico na penitenciaria do Amapá e outras anormalidades no sistema penal tais como (Mortes e confronto com servidores do IAPEN). Onde no momento o Juiz da VEP autorizou a transferência imediata de 06 presos.

 Após uma semana de trabalho logístico e de segurança na ultima semana onde estava tudo pronto para que esses 06 detentos considerados de alta periculosidade do IAPEN fossem transferidos para o presídio de segurança máxima de Campo Grande/MS. Após a transferência do detento ANDRÉ VALENTINO DE FREITAS (Andrezão), em decisão liminar, expedida pelo desembargador Raimundo Vales, impediu a transferência sob a alegação de que os fatos precisam de melhor esclarecimento, contrariando a manifestação do juiz federal (o juiz Dalton Igor Kita Conrado, da 5ª Vara Federal daquele Estado.) e do juiz da Vara de Execuções Penais do Amapá. O mesmo que já estavam em Belém/PA se encontrava escoltado por dois agentes Penitenciários do Amapá  e teve que retorna a capital Amapaense. Para que a Direção do IAPEN verificasse tal decisão.

 È bom lembrar que  a menor pena deste presos é de 23 anos, sendo que em suas fichas criminais constam que são: Homicidas, Traficantes,  estrupadores,assaltantes, sequestradores e outros.

 Os outros cinco que também seriam transferidos são:

-JOSÉ LINO COELHO (Tuchê); ADEILSON COSTA DE SOUZA (Douglas do IAPEN); GILVANDRO OLIVEIRA MACIEL (Gel); LUIZ CARLOS MUNIZ (Muniz); RODRIGO DE SOUZA TEIXEIRA (Rorô).

O diretor presidente do Iapen, delegado Nixon Kenedy, disse que a transferência dos encarcerados para o Presídio Federal de Campo Grande era aguardada com ansiedade e que todos os procedimentos legais foram tomados. Ainda segundo o delegado, os encarcerados são de altíssima periculosidade e com várias condenações em tráfico, roubo e homicídio, com penas que variam de 23 a 54 anos.
O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Marcos Roberto, ressaltou que a transferência de apenados para um Presídio Federal de Segurança Máxima nunca foi realizada no Amapá e que o fato inédito representaria expressivo e relevante avanço para a segurança pública do Estado, e, consequentemente a redução da criminalidade organizada.
As providências necessárias para rever a decisão liminar serão tomadas a fim de garantir o cumprimento da ordem judicial de transferência.



Nenhum comentário: