segunda-feira, 1 de abril de 2013

Interno tenta escapar do presídio usando uniforme de agente No momento da fuga, servidores perceberam que dupla detida não eram servidores do Iapen


 GALERIA DE FOTOS


Na manhã de sábado, o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Marcos Roberto Marques, acompanhado da diretora em exercício do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), delegada Joseane Carvalho, concedeu entrevista coletiva para falar sobre a tentativa de fuga, ocorrida no complexo penitenciário, na última quinta-feira, 28.
Ele deu detalhes da ação, supostamente facilitada por um agente penitenciário, servidor da Segurança Pública há dez anos.

Segundo narrou o secretário, a tentativa de fuga ocorreu por volta das 12h30, quando os reeducandos Wagner João Oliveira Melônio e Elisaldo Mota Leite, que se encontram presos no Iapen, ensaiaram fugir da penitenciária disfarçados com roupas de uso exclusivo de agente penitenciário. O modus operandi se deu da seguinte forma: a dupla obteve duas camisas e bonés pretos com insígnia oficial e o nome de agente penitenciário, e tentou escapar da prisão, saindo pela porta da frente do Iapen.

Contudo, no momento da empreitada, haviam três servidores de prontidão na portaria do instituto. Eles perceberam que os dois não eram servidores do Iapen, realizaram a abordagem dos mesmos e, já apoiados por outros funcionários de plantão, fizeram a revista pessoal nos internos. Eles detectaram que os presos portavam dois aparelhos celulares. 

A Coordenação de Segurança e Equipe de Inteligência do Iapen apresentou os reeducandos à diretora em exercício do instituto, delegada Joseane Carvalho, para providências legais. Após análise das ligações, mensagens e gravações contidas em um dos aparelhos celulares que estavam sob a posse do interno Wagner Melônio, foram identificadas gravações de conversas telefônicas ocorridas minutos antes da tentativa de fuga frustrada. Nessa ocasião, foi reconhecida a voz do agente penitenciário Clenan Renalt Maciel Pereira, acertando detalhes sobre a forma como a fuga deveria ocorrer.
O agente penitenciário em questão era, até aquela ocasião, coordenador da Penitenciária Masculina. Ele encontrava-se no prédio na hora da fuga e, diante da materialidade do crime praticado, foi apresentado em flagrante delito no Ciosp/Pacoval, onde foi autuado pelo delegado de Polícia Civil, Gabriel Poiava Martins, que indiciou o referido agente penitenciário pelos crimes de facilitação de fuga e corrupção passiva, cujas penas previstas variam de um a quatro anos e de dois a doze anos de reclusão, respectivamente.

“Mesmo se tratando de agente penitenciário, que exercia cargo de confiança dentro do instituto, a conduta do servidor é totalmente contrária à orientação da administração penitenciária, tendo sido fato isolado, posto que a grande maioria dos servidores penitenciários realizam corretamente seu trabalho”, destacou a delegada Joseane Carvalho.

O secretário Marcos Roberto lembrou que no último ano, o Iapen registrou redução em 82% nos índices de fugas, “graças aos investimentos realizados pelo Governo do Estado do Amapá, especialmente, com a contratação de quase 240 novos servidores, que reforçaram, sobremaneira, a segurança do sistema prisional estadual. Além da compra de armamentos, veículos, e do comprometimento e efetividade dos serviços executados pelos servidores da penitenciária”, avaliou o secretário.
(Sejusp)


Fonte: Jornal do Dia - http://www.jdia.com.br/pagina.php?pg=exibir_not&idnoticia=60950

Nenhum comentário: