quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Rixa entre internos deixa um ferido no Iapen

Polícia

Tiro 

Um detento tentou matar um desafeto durante a manhã de ontem(6)


Ailton Leite em 07/11/2012

Foto: Ailton Leite/aGazeta

Interno foi liberado após receber atendimento no HE e voltou para o Iapen

Na manhã de ontem (6), uma rixa entre dois internos do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) terminou com um dos envolvidos baleado com um tiro na coxa. A confusão teve início por volta das 10 horas entre os detentos conhecidos como “Paiakan” – apontado como o atirador – e” Rafaelzinho” – baleado.

De acordo com informações de agentes penitenciários, “Paiakan” – interno do pavilhão F3 – teria invadido o pavilhão F2, onde o desafeto está preso, e atirado contra ele. A situação foi controlada com a chegada de militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Arma dentro da cadeia

A presença de um revólver nas mãos de um interno do Iapen expõe ao perigo presos, assim como servidores – agentes e educadores penitenciários.

A entrada de armamento e até drogas na cadeia, ainda é bastante discutida e de acordo com o Sinapen – Sindicato de Agentes Penitenciários – os investimentos feitos pelo governo do Estado para tentar coibir situações como essas são ínfimas.

Segundo Alexandro Soares, presidente do sindicato, a compra de coletes balísticos para os servidores e até a aquisição de um aparelho de raios-X para a entrada do Iapen, tem sido solicitado ao governo, porém, até o momento, a resposta é negativa.

Considerar o fato ocorrido na manhã de ontem, como isolado, é o mesmo que fazer de conta que nada aconteceu. O sistema penitenciário estadual precisa urgentemente de investimentos na área de segurança. 

O interno baleado foi levado para o Hospital de Emergências (HE) onde recebeu atendimento médico e foi liberado em seguida e retornou para o Iapen. “Paiakan” deverá responder de acordo com o regimento interno da instituição.

Nenhum comentário: