sexta-feira, 27 de julho de 2012

Governador Camilo Capiberibe inaugura mini presídio para policiais, no Zerão

Da Redação
Agência Amapá
      
Na próxima terça-feira, 31, às 9h, o governador Camilo Capiberibe, juntamente com o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Marcos Roberto Marques e o diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), Nixon Kenedy, inaugura o Centro de Custódia Especial, no bairro Zerão, em Macapá.

Inédito no Amapá, o mini presídio, que faz parte do conjunto de ações do PROAMAPÁ, é destinado a policiais civis e militares e demais servidores da Justiça Criminal, sentenciados, que atualmente estão encarcerados no Iapen, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e no Centro de Custódia do bairro Novo Horizonte.

"O Centro de Custódia Especial vai garantir a segurança e a integridade física dos servidores da Justiça Criminal, que precisam cumprir suas penas separados dos demais presos", ressalta o secretário Marcos Roberto. O novo Centro de Custódia Especial será administrado por um gerente e contará com 25 servidores, entre agentes e educadores penitenciários.

Estrutura

Concluído em 2010, o mini presídio teve investimento de R$ 399.436,51, provenientes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, com contrapartida do Governo do Amapá. Para que fosse inaugurado, o edifício sofreu adaptações e foi mobiliado, segundo informou o diretor do Iapen, Nixon Kenedy.

Com dois pavimentos, ao lado da Delegacia do Zerão, o Centro de Custódia Especial possui 45 vagas, que estão distribuídas em oito celas, sendo sete delas com seis vagas cada, e uma cela com três vagas para portadores de necessidades especiais.

Todas as celas estão situadas no térreo do edifício, onde também fica a recepção, o parlatório, reservado às conversas entre presos e visitantes, e o solarium, destinado ao banho de sol dos apenados. O segundo pavimento abriga o setor administrativo, com cinco salas, dois alojamentos, refeitório e sala dos advogados.

Transferência

Logo após a inauguração, serão transferidos para o mini presídio do Zerão cerca de 30 reeducandos, entre policiais civis, militares e servidores da Justiça Criminal. Atualmente, eles cumprem suas penas no Iapen, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e no Centro de Custódia do bairro Novo Horizonte.

O Centro de Custódia Especial está localizado na rua Djalma Nascimento, nº 1197, bairro Zerão, em Macapá.

Regis Sanches/Sejusp

Nenhum comentário: