quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

GEA - reforça a segurança do Iapen com viaturas, equipamentos e capacitação.

11/01/2013 15h30 - Atualizado em 11/01/2013 15h30
 
Governador Camilo reforça a segurança do Iapen com viaturas, equipamentos e capacitação
Da Redação
Agência Amapá
 
Menos de duas semanas após fechar o balanço de 2012 com redução de 82% no número de fugas e nenhuma ocorrência de homicídio nos últimos 18 meses no interior do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), o governador Camilo Capiberibe entregou ao Instituto, nesta sexta-feira, 11, seis novas viaturas, armamentos e computadores, além de material esportivo para uso dos detentos. Os investimentos somam R$ 542 mil.

No ato de repasse dos veículos e equipamentos, realizado no refeitório do Instituto, o governador certificou 20 agentes penitenciários que concluíram, no segundo semestre de 2012, o curso de operações penitenciárias para atuação no Grupo Tático Prisional (GTP), a tropa de elite da instituição.

Também receberam certificados cerca de 400 servidores qualificados no curso de armamento e tiro, para utilização dos novos armamentos calibre ponto 40 (75 pistolas e 15 carabinas), adquiridas em 2012.


Estrutura e ressocialização
"Os equipamentos, os armamentos e a certificação dos agentes penitenciários é apenas a continuidade da reestruturação do Iapen, iniciada há dois anos. Nossos servidores agora têm melhores condições para desenvolver o seu trabalho com uma estrutura moderna, em que os apenados podem realmente ser ressocializados", enfatizou o governador.
Dos seis veículos entregues (três pick-ups Mitsubishi L200 Triton e três Ford Fiesta), uma caminhonete será de uso exclusivo do GTP. Com a nova aquisição, o Instituto conta com uma frota de 13 viaturas, incluídos veículos-sela e ambulâncias. O investimento também inclui 40 computadores, cinco fuzis, 25 capacetes balísticos e cinco escudos balísticos nível 2.

Ao entregar os equipamentos e certificar os servidores do Iapen, o governador Camilo Capiberibe lembrou os tempos em que, advogado recém-formado, estagiou no sistema prisional do Estado de São Paulo.
"Posso vislumbrar uma trajetória positiva, desde que estagiei no sistema prisional de São Paulo e depois fui presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Amapá. Como governador, junto com a equipe do secretário Marcos Roberto Marques (Justiça e Segurança Pública) e do diretor Nixon Kenedy, conseguimos suprimir o caos e pacificar o Iapen", resumiu.


Integração e sensibilidade
O juramento dos formandos do GTP coube à agente Samara Mendes, uma das seis mulheres entre os atuais 46 integrantes: "Juro cumprir rigorosamente as ordens (...) com respeito ao direito à vida e tratamento humano aos reeducandos do sistema prisional".

Para o secretário Marcos Roberto Marques, a redução das fugas, assim como o fim dos homicídios no Iapen, é resultado da integração de todos os órgãos da segurança pública e também consequência da sensibilidade e determinação do governador Camilo Capiberibe.

"Não são apenas as novas viaturas, os computadores, os armamentos e os materiais esportivos para os detentos que transformaram o Iapen num modelo de gestão. É preciso ressaltar a sensibilidade e a determinação do governador Camilo em chamar os agentes concursados, investir na sua qualificação, instalar o núcleo judiciário e estruturar a Escola São José", enumerou.
Ao agradecer o apoio incondicional do governador, o diretor Nixon Kenedy ressaltou que "os investimentos do Estado permitiram condições dignas aos servidores e um tratamento civilizado aos apenados".

Nixon Kenedy acrescentou que, além da redução de fugas e ocorrência zero de homicídios nos últimos 18 meses, no ano passado foram realizados 1.513 atendimentos na unidade jurídica do Instituto em parceria com a Defensoria Pública do Amapá.
Além do governador Camilo Capiberibe e da vice-governadora Dora Nascimento, participaram da solenidade o secretário Marcos Roberto Marques (Justiça e Segurança Pública) e o diretor do Iapen, Nixon Kenedy. Também estavam presentes o subcomandante da Polícia Militar, coronel Edilelson Batista, o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, coronel Adriano Balieiro, o presidente do Conselho Penitenciário, Juliano Del Castilho, e o agente Leonaldo Brum, representando os formando do GTP.

Regis Sanches/Sejusp

Nenhum comentário: