terça-feira, 6 de setembro de 2011

Iapen adquire pistolas Taser para aumentar a segurança


Como parte dos investimentos para aumentar a segurança e melhorar as condições de trabalho, o Instituto de Administração Penitenciaria (Iapen) adquiriu novos equipamentos de segurança. A entrega de dez pistolas Taser, adquiridas por meio de convenio com o Senasp, aconteceu na terça dia 06 de Setembro.

As pistolas Taser M26 estão classificadas como armas menos letais. Diferentes das armas de choque, que descarregam descargas elétricas e provocam dor, a M26 emite ondas eletromagnéticas que vão direto ao sistema nervoso central e provocam paralisia momentânea dos movimentos de braços e pernas.

O diretor do Iapen, delegado Nixon Kenedy, ressalta que esse tipo de equipamento menos letal, utilizado com cautela, diligência e responsabilidade, contribui para preservação da vida e garantia da ordem.

Para isso, 137 agentes penitenciários participaram da capacitação, durante 20 dias, para utilizar o novo equipamento. No curso, os participantes, além de conhecer os detalhes técnicos da Taser M26 e aprender as técnicas de manuseio, receberam aulas de cidadania e direitos humanos.

Segundo o agente penitenciário integrante do Grupo Tático Prisional, Marton Araújo, que ministrou o curso, o equipamento será usado no trabalho de contenção e de gerenciamento de crises. "Quem leva uma descarga de taser não quer levar a segunda", afirma o instrutor. Cada taser é capaz de realizar 582 disparos e possui sistema inteligente que registra data e hora do disparo.

Nenhum comentário: