segunda-feira, 19 de setembro de 2011

AGENTES PENITENCIARIOS REALIZAM APREENSÃO DE MATERIAIS ILICITOS NO IAPEN-AP


retrospectiva das ocorrências deflagradas no IAPEN desde janeiro de 2011.
Com intuito de diminuir a violência e garantir a integridade física dos apenados e seus familiares, assim como dos servidores, os Agentes Penitenciários realizam revistas periódicas nos estabelecimentos penais que compõem o IAPEN-AP.
Verifica-se que um vasto material ofensivo à integridade física é encontrado, nas revistas operacionalizadas pelos Agentes Penitenciários (com apoio logístico ou não do BOPE/PM e da Polícia Civil), que poderia vitimar pessoas de forma letal e intencional.

Retiramos celulares (com carregadores) de presos que são usados para o crime típico de comando de sequestro e boca de fumo, assim como para a prática de crime além das muralhas.

 







Celulares dentro de pães carecas, estoques, carregadores, maconha, cocaína

A apreensão de diversas substâncias entorpecentes como maconha, pasta de cocaína, infelizmente fazem parte da rotina árdua do AGEPEN'S.

Um simples chip na mão de um preso ou apenado serve para comandar a violência dentro e fora do presídio.
Revista realizada por Agpen fem. nos cabelos de visitante, mostra aparentemente um curativo (pessoas com ferimentos não podem adentrar para realizar visitas no presídio) veja a seguir:
  
Atrás do esparadrapo, um chip
Arma de fogo, revólveres de calibre 38 e 357, municiados e ainda sobressalentes foram encontrados nas revistas;
Observe na imagem o Agente retirando uma arma de fogo(enrolada em sacola plástica) de dentro de uma cavidade feita na parede da cela


Facas “artesanais” ou de fabricação industrial, estoques (espada cumprida e reta, pontuda, com lâmina triangular) que muitas vezes eles usam para matar um ao outro por questão de dívidas de droga dentro e fora da cadeia, entre outras ocorrências correlatas inerentes ao mundo paralelo.

Os produtos ilícitos apreendidos são lançados em ocorrências e entregues a Coordenadoria de Segurança para posterior entrega as autoridades compentes (POLITEC, CIOSP).

Embora os apenados possuam vários métodos para driblar a segurança, estamos atentos a situações adversas dentro de um Sistema precário e insuficiente que apresenta o IAPEN do Estado do Amapá.
Portanto, estão de parabéns os Agentes penitenciários das equipes (ALPHA, DELTA, BRAVO e CHARLIE) responsáveis pela segurança do IAPEN, dia e noite, 24 horas de plantão para o bem da sociedade amapaense.

Apesar do efetivo reduzido de Agentes Penitenciários e dos esforços empreendidos por essa categoria para manter a disciplina e a segurança no IAPEN, ainda assim são criticados por quem desconhece o serviço. Por quem conhece o Sistema somente de um gabinete e, não sabe o que é exercer um trabalho estressante e sob pressão de presos. Além disso, não são reconhecidos de maneira digna pelo poder público estadual.

A estrutura deficiente do (IAPEN) dificulta uma fiscalização mais rigorosa para coibir a entrada de materiais não permitidos, o que torna muito vulnerável a segurança. Pois tem um ambiente de trabalho insalubre e salário não equivalente a periculosidade da profissão.

Nenhum comentário: