quinta-feira, 15 de setembro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSÊMBLEIA LEGISLATIVA DO AMAPÁ - Sistema Carcerário


AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSÊMBLEIA LEGISLATIVA DO AMAPÁ,
 está marcada oficialmente dia 29 de setembro de 2011 às 9:00 hrs. ..
Sistema Carcerário.



“Não há segurança pública, sem sistema carcerário e não adianta uma política de repressão, com a falta de investimentos no sistema carcerário, que só fica nas promessas de nossos governantes”.
Imagine como deve ser a pressão sobre um profissional que lida diretamente com presos de alta periculosidade, muitos dos quais vinculados a facções do crime organizado. Acrescente-se a isto a superpopulação carcerária e o risco de vida decorrente de rebeliões. Adicione as precárias condições de trabalho e o ambiente insalubre do dia-a-dia.
Além do mais, a medicina do trabalho consagrou tal função como uma das mais estressantes do mundo, como a segunda mais perigosa, sendo no mesmo norte o grau de periculosidade, que nas palavras de RODRIGUES: O Agente Penitenciário é aquele que a cada trinta anos de serviços prestados, cumpre uma pena de dez anos, devido o fato de seu trabalho ser em escala de 24 horas por 72 horas. É uma profissão de tensão total. O agente penitenciário é o mais vulnerável no caso de uma rebelião. E, diga-se de passagem, uma moeda de troca muito fraca.
As ameaças dentro do presídio são constantes. “Eu sei onde você mora”, “no dia que eu sair, você está enrolado”, “você tem família?”. São frases que os agentes penitenciários já se acostumaram a ouvir.
Só neste ano de 2011, quatro agentes penitenciários foram lesionados por internos dentro do cadeião: dois agp com cabeça quebrada, um agp com braço quebrado e um foi lesionado grave, pois tentaram faze-lo de refém no mês de agosto. Tudo isso é inaceitável.
As fugas, os homicídios, as vistorias onde se encontra drogas, celulares, túneis etc..  Que se tornaram rotineiras e apresenta como o SISTEMA FALIDO, pois, já esta comprovado a ineficiência do modelo que temos e que deveria ser revisto pelo atual Governador, e ser discutido com o grupo penitenciários, pois eles e que entendem de sistema penitenciário, onde basta verificar as estatísticas oficiais e não oficiais ( blog, jornais, sites e outros) dos últimos anos , para se ver a fragilidade do sistema. É inadmissível, o aumento de assaltos, tráfico de drogas, falta condições mínimas de trabalho em todos os setores da segurança pública (Concurso publico a passos lento, a falta de combustível, de armamento, de munição, de viaturas, de incentivo ao funcionalismo  e etc..).
Mas isso caros amigos terá um passo histórico de mudança, onde na AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSÊMBLEIA LEGISLATIVA DO AMAPÁ, que estará marcada oficialmente dia 29 de setembro de 2011 às 9:00 hrs., e estaremos expressando a realidade e a situação do Sistema Carcerário Amapaense e apresentaremos sugestões e idéias para as melhorias do sistema Penal do Amapá.

Agp Alexandro Soares

Nenhum comentário: