domingo, 17 de julho de 2011

PRESÍDIO DE CAIENA MANTÉM 119 BRASILEIROS ENCARCERADOS


O Centro de Recuperação de Apenados de Caiena, na capital da Guiana Francesa, mantém atualmente 119 presos brasileiros – número confirmado  (14 de juho de 2011). Em sua maioria, eles foram condenados pelos crimes de tráfico humano, tráfico de drogas, furto, roubou e homicídio. Longe de suas famílias e sem recursos financeiros, 80% dos presidiários entraram de forma clandestina em território francês e são defendidos nos processos por advogados dativos, conforme prevê a legislação francesa.

A informação foi confirmada pelo deputado estadual Paulo José (PR), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Legislativa do Amapá. Na próxima quinta-feira, o parlamentar vai reunir com o embaixador francês Alain Rouqué, em Brasília, para discutir a possibilidade de transferência dos detentos encarcerados em Caiena para presídios brasileiros.

“VAMOS TRATAR COM O EMBAIXADOR SOBRE A EMISSÃO DO VISA, E TAMBÉM QUEREMOS TENTAR A TRANSFERÊNCIA DOS BRASILEIROS PRESOS EM CAIENA PARA QUE CUMPRAM SUAS PENAS EM PENITENCIÁRIAS BRASILEIRAS”, disse Paulo José. Ele argumenta que um tratado bilateral, assinado em 1976, garante o direito recíproco para sentenciados brasileiros e franceses.

Segundo o deputado “cumprir a pena em seu próprio país permite ao preso melhor socialização, já que ele pode ser visitado por sua família”.
FONTE:  j agzt
                OBS AGEPEN ALEXANDRO: ressaltasse que quando brasileiro são pego cladestinamente na Guiana Francesa são deportados a capital brasileira mas próxima “Macapá” , no caso dos presos para a penitenciaria mas próxima o “ IAPEN-AP”.

Nenhum comentário: