segunda-feira, 25 de julho de 2011

OPERAÇÃO 9MM NO IAPEN

RELEMBRAR OPERAÇÂO
Federal prende PMs que recebiam suborno para "facilitar" fugas
Operação foi deflagrada na manhã de 24 de Março de 2009 em Macapá
 

Cinco Policiais Militares foram presos na manhã de 24 de Março de 2009 durante a Operação 9mm da Polícia Federal, acusados de facilitar fugas de presos do Instituto Penitenciário de Macapá (Iapen), além de traficar armas e drogas. Foram presas também seis pessoas envolvidas com o pagamento de subornos aos policiais. Durante as diligencias foram encontradas armas como um rifle 222 com silenciador e outros dois rifles, uma pistola calibre 765, um revólver calibre 38, munições, coletes balísticos e um quilo de maconha. Segundo a PF, após seis meses de investigações, constatou-se que alguns policiais militares que trabalhavam no presídio no Amapá (IAPEN) facilitavam a fuga de presos mediante pagamento de suborno.

A rede organizada do crime facilitava a fuga de presos e a entrada de armas e drogas dentro da cadeia pública onde quase dois mil internos estão vivendo sob condições desumanas, segundo revelaram recentemente os membros da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa. Ficou comprovado durante os levantamentos do setor de inteligência que os policiais aceitavam subornos, cujos valores por cada fuga chegava até R$ 3 mil. Esse pagamento garantia ao preso o direito de fugir sem ser incomodado.

Fonte: http://www.carceraria.org.br/fotos/fotos/admin/Mais/Clipping/2009_03_27_CLIPPING_Pastoral_Carceraria_Nacional.htm#_Toc225949037


Nenhum comentário: