quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Detento do Amapá é transferido para presídio de Catanduvas, no PR - Por questões de segurança, o Instituto de Administração Penitenciaria do Amapá (Iapen) transferiu no último dia 16 de outubro, o preso Wagner João de Oliveira Melônio.


Preso de 33 anos exercia poder de liderança no Iapen, diz diretor.
Detento ficará em cela isolada por 360 dias, podendo ser prorrogado.


Por questões de segurança, o Instituto de Administração Penitenciaria do Amapá (Iapen) transferiu no último dia 16 de outubro, o preso Wagner João de Oliveira Melônio, de 33 anos, para o presídio federal de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná. O diretor do Iapen Nixon Kennedy justificou a transferência alegando que o detento "exercia poder de liderança dentro do presídio, além de realizar ameaças de morte contra servidores".
Wagner foi condenado a 26 anos de prisão pela morte de uma pessoa no bairro Açaí, emMacapá, e ainda responde por outras acusações como tráfico de drogas, associação para o tráfico e pela morte de um agente penitenciário, em junho de 2012.
Nixon Kennedy, diretor do Iapen (Foto: Reprodução/Tv Amapá)
Nixon Kennedy, diretor do Iapen
(Foto: Reprodução/Tv Amapá)
"Além de ser um preso que tem grande período de pena para cumprir, o Wagner tem comportamento indisciplinado e é chefe de quadrilha dentro do Iapen. Ele tem todo o histórico necessário para ser transferido", destacou Kennedy. O preso foi enviado ao Paraná em um voo comercial e foi escoltado por uma equipe do Grupo Tático Prisional.
Em Catanduvas, Wagner ficará preso por 360 dias, segundo a decisão acatada judicialmente. Esse prazo poderá ser renovado pelo mesmo período se houver necessidade por parte da direção do Iapen. No presídio de segurança máxima, o detento amapaense ficará em cela isolada e terá acesso restrito a visitas e a banho de sol.
A política de transferência de presos do Amapá foi iniciada em 2011, e 7 detentos já foram realocados para presídios federais em Campo Grande, no Mato Grosso do SulMossoró, no Rio Grande do Norte, além de Catanduvas. O Amapá tem direito a 20 vagas em presídios de segurança máxima no país.

Nenhum comentário: