segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sindicato dos Agentes Penitenciários recua, mas greve não está descartada.











 

 

Após desistir pela paralisação neste sábado e domingo, a categoria irá tentar novamente negociar com o governo do Estado.

Apesar de ter acenado com a possibilidade de paralisar as atividades no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), no fim de semana, quando ocorrem as visitas, o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinapen), recuou da decisão. Parte dos profissionais ainda chegou a cruzar os braços por uma hora e meia quando foram informados da suspensão do ato.
A paralisação de advertência atingiu as unidades prisionais do município de Oiapoque, o prédio anexo do Iapen, o Cadeião, a penitenciária feminina e a Casa de Custódia localizada no bairro Novo Horizonte. Mais de 300 agentes prisionais aderiram ao ato deste sábado. Com isso, as ações rotineiras de revista ficaram comprometidas, mas logo em seguida foram normalizadas.
De acordo com o presidente do Sinapen, Alecsandro Soares, a decisão de adiar a greve foi acordada após uma reunião com representantes do setor de segurança pública. Na oportunidade, foram acordados que as reivindicações referentes às melhorias nas condições de trabalho serão atendidas. “Nesse sentido, eles (governo) acenaram que vão providenciar melhorias, como aquisição de coletes e a manutenção das viaturas”, disse.
Quanto às questões salariais que a categoria já vem reivindicando há meses, o Sinapen senta novamente à mesa de negociações nesta segunda-feira (23). Serão discutidas as gratificações e progressões salariais, cumprimento da data-base, além do auxílio de periculosidade. Após isso, o Sinapen leva as decisões para a assembleia-geral e em seguida, delibera o que foi decidido. “Firmamos esse acordo com os representantes do governo para vê se essas primeiras reivindicações serão atendidas. Logo após isso partiremos para a negociação dos termos financeiros e de direito da categoria”, falou Alexandro Soares.
Apesar do clima otimista, o presidente do Sinapen foi contundente em afirmar que caso o governo não atenda as reivindicações, a greve será desencadeada. “O que estamos deixando claro é que não estamos cedendo às pressões do governo. Estamos dando essa confiança, mais uma vez, baseado nessa última conversa. Caso contrário A GREVE POR TEMPO INDETERMINADO SERÁ DESENCADEADA PELA CATEGORIA”, reforçou.

FONTE: Jornal a Gazeta 

Nenhum comentário: