segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Agentes Penitenciários compõem Curso Nacional de Polícia Comunitária


Curso Nacional de Polícia Comunitária encerra com visita técnica na UPC do Igarapé da Fortaleza
sabrynajornalista@gmail.com
Da Redação - Agência Amapá
A-A+Tamanho da Letra

A Coordenadoria de Segurança Comunitária, da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizou nesta sexta-feira, 21, o encerramento de mais uma turma do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária do programa federal "Brasil mais seguro". A capacitação teve como objetivo qualificar os moradores e desenvolver ações de segurança pública dentro da comunidade.


O curso foi ofertado para 80 moradores dos bairros Araxá e Pedrinhas que, durante duas semanas, receberam capacitação sobre a nova filosofia de policiamento comunitário. A capacitação beneficia desde o ano passado todos os municípios do Estado, com cursos de qualificação na área profissional, social e comunitária.
As comunidades dos bairros Araxá e Pedrinha receberam pela primeira vez a capacitação, visando preparar os moradores para as novas Unidades de Policiamento Comunitário (UPCs) que serão inauguradas pelo governo do Estado nesse primeiro trimestre de 2014.
De acordo com o coordenador de Segurança Comunitária, Rubivar Nobre, o curso é importante para que a comunidade possa ajudar os agentes da segurança pública no combate a criminalidade.
"É interessante que a comunidade se integre as UPCs e possa ajudar os agentes da segurança pública a coibir crimes. O curso vem promover e capacitar às lideranças comunitárias, além de ajudar a dar prosseguimento ao um novo modelo de policiamento comunitário adotado pelo governador Camilo Capiberibe, onde polícia e cidadão andam juntos", ressaltou.
O coordenador de segurança também explicou que, após o encerramento do curso, é feita uma visita técnica para mostrar a comunidade o ambiente das UPCs, e, assim, apresentar aos moradores de que forma se dá o trabalho dos agentes, como tipo de atendimento ofertado, os programas sociais existentes na UPC, entre outros.
Uma novidade é que, além de policiais militares e civis, guardas municipais, Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran) e MP Comunitário, integram as UPCs os agentes penitenciários, como o objetivo de dar suporte aos familiares dos internos do regime semiaberto.
Segundo o agente penitenciário, Andrew Wilson, o Iapen agora está contribuindo com a filosofia comunitária.
"É importante que todas as forças de segurança estejam unidas para um único objetivo. A presença do Iapen vem dar auxilio e acompanhar a família daquele interno que trabalha durante o dia e a noite retorna para dormir no complexo penitenciário. Esse acompanhamento irá proporcionar mais garantia a sociedade da sua reinserção ao ambiente de trabalho e familiar", frisou.
Durante a visita técnica a UPC do Igarapé da Fortaleza, situada no município de Santana, os moradores dos bairros Araxá e Pedrinhas puderam observar como é o modelo de policiamento comunitário implantado naquela localidade.
Para o Presidente do Conselho de Segurança dos bairros Araxá e Pedrinhas, Michelon Mendonça, essa iniciativa de preparar a comunidade para receber a UPC mostra o compromisso do governador com os moradores e com a segurança pública no Estado. "Essa foi uma política de segurança que deu certo e que esta trazendo resultados a população, que se sente mais segura e que pode contribuir para promover a paz social", comentou.
De acordo com a representante do bairro das Pedrinhas, Ester Alves Camarão, o curso foi um grande aprendizado aos moradores. "O curso nos ajudou a entender o trabalho de cada agente de segurança. Agora sabemos de que forma a comunidade pode contribuir. A UPC com certeza vai beneficiar a todos", destacou.
Já para José Lobato, morador há vinte e cinco anos do bairro Igarapé da Fortaleza, disse que acha bonito que toda a segurança pública esteja integrada em busca de soluções para a sociedade. "Acho bonito essa política adotada pelo governador Camilo Capiberibe. Faço questão de fazer todos os cursos ofertados pela coordenadoria de segurança, porque assim sei que posso ajudar e contribuir com a minha comunidade", enfatizou.
Participaram do encerramento a equipe da coordenadoria de Segurança Comunitária, Sejusp, policiais militares e civis, bombeiros, guardas municipais, agentes penitenciários, alunos e a comunidade do Igarapé da Fortaleza.

Nenhum comentário: