quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Deputada denuncia descumprimento de compromisso do GEA em relação ao Termo de Compromisso aos presos com problemas mentais precisam de um tratamento diferenciado.


política4-sandraohana
A deputada Sandra Ohana (PP) denunciou no plenário da Assembleia Legislativa que os detentos com distúrbios mentais vêm recebendo o mesmo tratamento dado aos outros recolhidos na penitenciária estadual.

A parlamentar informou que na penitenciária dez dos cerca de dois mil detentos têm distúrbios mentais, mas vivem como se fossem pessoas normais, contrariando a lei e todos os acordos feitos no que diz respeito à saúde mental dos internos.

Sandra Ohana registrou em plenário, semana passada, que entre os vários acordos com o Ministério Público Estadual, foi assinado um Termo de Compromisso, em 2010, estabelecendo que o Iapen disponibilizaria sala adequada para atendimento dos apenados com distúrbios mentais e a presença de agentes treinados para a segurança dos profissionais da saúde.

Por outro lado, lembrou a parlamentar, em relação ao Termo de Compromisso, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) contrataria um clínico geral, psiquiatra, psicólogo, uma assistente social, enfermeira e um terapeuta ocupacional para atuar dentro da penitenciária. “Até agora nada foi concretizado”, denunciou Sandra Ohana.

“É preciso um ambiente com estrutura e segurança necessárias para um bom atendimento; os presos com problemas mentais precisam de um tratamento diferenciado. Já se passaram três anos após o termo assinado e não estamos vendo o Amapá caminhando pra frente”, destacou a deputada. Para tentar resolver o problema, Sandra encaminhou do-cumentos legislativos ao governo do estado. Por lei, os detentos confinados em presídios convencionais poderiam ser alocados em hospitais públicos do estado, mas o Amapá, não possui um manicômio judiciário para abrigar detentos com doenças mentais graves.


Nenhum comentário: