quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

AMAPÁ - Agentes penitenciários paralisam por 24 horas

 Fonte: Jornaal do Dia -  http://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/principal/cidade/1308-agentes-penitenciarios-paralisam-por-24-horas

Mais de quinhentos agentes penitenciários cruzaram os braços numa paralisação que durou 24 horas, no Amapá, nesta quarta-feira. O ato foi em repúdio ao veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto que autoriza esses profissionais a portarem armas de fogo fora dos plantões. Os agentes dizem que frequentemente recebem ameaças de morte dos presos.

Os agentes penitenciários que trabalham no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), e de todo o Brasil, só tem autorização para usar armamento dentro da cadeia, e ressalva para manter uma arma em casa. “Recebemos ameaças constantes de presos que dizem que quando saírem vão nos matar. O pior é que eles detêm informações precisas sobre nós, e, principalmente, nossas famílias”, disse o presidente em exercício do Sindicato dos Agentes Educacionais Penitenciários do Amapá, Clemerson Sá.

O porte de armas fora do serviço foi vetado pela presidente Dilma Rousseff no começo do mês, com a justificativa que ampliaria o número de armas de fogo em circulação, na contramão da política nacional de combate à violência.

Segundo os agentes, o estopim de tudo foi quando, em abril do ano passado, um agente que vinha sofrendo ameaças foi morto em uma emboscada no ramal da Ilha Mirim. “Se o companheiro Clodoaldo tivesse porte de arma total, com certeza ele teria a chance de se defender, o que não ocorreu. Clodoaldo foi executado após deixar a cadeia”, lembrou.

A paralisação foi nacional. “É uma paralização que, conforme a lei, estamos com 30% dos agentes trabalhando. Como estamos aqui na frente, caso haja fuga em massa, reassumiremos nossos postos”.

Além do porte de armas os agentes prisionais têm outras reivindicações. “A nossa insalubridade não está sendo pega. O governo não chama outra turma de agentes e o prazo para expirar o concurso esta chegando. Nosso contingente é pequeno. Sempre vemos propagandas de que o número de fugas diminuiu, mas ninguém vê o sacrifício que fazemos aqui dentro”, concluiu Clemerson.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Grupo Penitenciário hoje 30/01/2013, cruza os braços por 24 horas no Amapá

Paralisação nacional

Protesto ocorre simultaneamente em vários estados contra o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto de lei que autoriza o porte de armas à categoria.

Fonte: Jornal Agazeta: http://jornalagazeta-ap.com/portal/?p=2&i=11480&t=Grupo Penitenciário cruza os braços por 24 horas no Amapá

Maiara Pires em 30/01/2013

Foto: Erich Macias/aGazeta

Protesto / Servidores locais vão aproveitar para reivindicar melhores condições de trabalho ao Governo do Estado
Foto: Erich Macias/aGazetaO Grupo Penitenciário do Amapá faz hoje (30) uma paralisação de advertência de 24 horas para acompanhar a mobilização da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (FENASPEN). O movimento iniciou às 00h00 desta quarta-feira e segue até às 23h59 em vários estados para protestar o veto da presidente Dilma Roussef ao projeto 087/11 que autoriza o porte de arma fora do serviço a agentes penitenciários e guardas prisionais.
A mobilização dos servidores locais foi avisada ao diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), Nixon Kenedy, dois dias depois que a categoria decidiu em assembleia geral, ocorrida em 22 de janeiro, aderir ao movimento nacional.
A preocupação dos profissionais quanto ao porte de arma incide, principalmente, nas mortes de agentes penitenciários que vivem sob constante ameaça dos detentos, aponta o Sindicato dos Agentes e Educadores Penitenciários do Amapá (Sinapen). Só nos últimos sete anos, mais de dois mil servidores foram assassinados no país, além de doenças contraídas nas unidades prisionais.
Os servidores temem até mesmo ser envenenados pelos presos na hora da alimentação, uma vez que são servidos pelos próprios apenados. Daí a reivindicação junto ao Governo do Estado quanto ao apoio no Auxílio Alimentação. Essa é uma das questões que serão colocadas hoje na paralisação de advertência, além da causa nacional sobre o porte de arma.
Pauta de reivindicações do Grupo Penitenciário do Amapá- Porte de Arma Integral;
- Aumento Salarial de 30% no Salario Base;
- Atualização das progressões e pagamento do retroativo;
- Pagamento das outras 16 horas-extras, (Os servidores trabalham 32 horas-extras e recebem somente o equivalente há 16 horas-extras) ou incorporação;
- Regulamentação e pagamento do Auxilio Fardamento - Decreto de Lei Nº 1.499 de 29/06/2010 do Governo do Estado do Amapá;
- Garantias de Aumento de Aumento da Gratificação Atividade Penitenciaria (GAP) de 15% para 30% ainda neste ano de 2012;
- Apoio do Governo no pagamento de  "Auxilio Alimentação”;
- Confecção da nova carteira funcional e Portaria e Regulamentação de uso de arma de fogo por agentes penitenciários do Amapá, para todos os concursados de 2012;
- Criação de projeto de lei de aposentadoria especial para servidores penitenciários;
- Criação da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária;
- Criação de Projetos e Programas de bem estar biopsicosocial no caso de sofrimento mental, bem como a assistência terapêutica como forma de redução dos riscos inerentes ao seu trabalho, visando à promoção da saúde mental e a melhora do ambiente e das condições de trabalho, das relações interpessoais e da qualidade de vida do servidor;
- Criação e nomeação de uma Comissão (SEJUSP – IAPEN - SINAPEN) para trabalhos e Análise e a Reestruturação da Carreira do Servidor Penitenciário: Plano de Cargos e Carreira e Lei Orgânica;
- Promover gradativamente a substituição da Polícia Militar das Guaritas e Guarda Externa por Agentes Penitenciários no ano de 2012 com a convocação de uma nova turma.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Grupo penitenciário do Amapá irá realizar paralisação das 00:00 hrs ate as 23:59 hrs do dia 30 de janeiro de 2013 (Quarta-feira), para acompanhar a mobilização da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (FENASPEN).


Ofício nº.     005/ 2013 – SINAPEN                                           Macapá - AP, 25 de Janeiro de 2013.

Ao Senhor
Drº Nixon Kenedy Monteiro
Diretor do Instituto de Administração Penitenciária do estado do Amapá

Assunto: COMUNICADO DE PARALISAÇÃO NACIONAL.
Senhor diretor,
Conforme Assembléia Extraordinária realizada no dia 22 de Janeiro de 2013 no auditório da Honda Mônaco, a categoria do Grupo penitenciário irá realizar paralisação das 00:00 hrs ate as 23:59 hrs do dia 30 de janeiro de 2013, para acompanhar a mobilização da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (FENASPEN). A paralisação de advertência de 24 horas será para protestar o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto 087/11 que autoriza o porte de arma fora do serviço a agentes penitenciários e guardas prisionais. A determinação da FENASPEN saiu no dia 15 de janeiro de 2013 as 14:00 horas em primeira convocação e as 14:30 horas em segunda convocação, no auditório da CSPB sito a quadra 01 setor comercial sul Edifício Denaza 13º andar Brasília – DF após reunião em Brasília (DF) para tratar do veto. No encontro foram definidas outras medidas para reverter a decisão presidencial. Queremos também lamentar e repudiar as condições de trabalho e segurança dos servidores penitenciários e também que nos últimos sete anos mais de 2.000 Agentes Penitenciários foram assassinados e tantos outros morreram devido às doenças profissionais.
Existe um grande equívoco quando não se associa o trabalho do servidor penitenciário ao contato direto com o interno. Excluí-los dos riscos iminentes de agressão física, psicológica, risco biológico, moral, e de tornar-se refém em decorrência de rebeliões, motins e outras situações que advém desse contato direto, é uma enorme injustiça.
Os servidores penitenciários são muitas vezes estigmatizados pela profissão que exercem por trabalharem e protegerem a população Amapaense de uma população carcerária das pessoas (Homens e Mulheres) que tiveram conflito com as Leis de toda a ordem e por trabalharmos com essas pessoas que tiveram desvio de conduta; pois são essas pessoas que os Agentes e Educadores Penitenciários controlam e convivem no dia-a-dia de seu trabalho.
Os motivos da paralisação são inúmeros entre eles estão o descaso do Governo do Estado do Amapá e do Governo Federal em não receber até a presente data os representantes do grupo penitenciário, afim de discutir as questões do porte de Arma da categoria, de melhores condições de trabalho dos servidores e  do reajuste salarial. E também a falta de veículos sem manutenção ou condições de trafegabilidade e /ou sem comprovada vistoria nos órgãos competentes; poucos Armamentos para todos os servidores de plantão; falta de uniformes; falta de colete balísticos na especificação técnica aprovada por órgãos competentes quanto o uso e pronto emprego, intra e extramuros.
Na Paralisação SERÃO GARANTIDAS AS ATIVIDADES ESSENCIAIS nas unidades prisionais do Estado tais como: A ENTREGA DE ALIMENTAÇÃO PARA APENADOS, PRESTAÇÃO DE SOCORRO EM CASOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA E CUMPRIMENTO DE ALVARÁ DE SOLTURA, PROGRESSÃO DE REGIME E ATENDIMENTO AO FÓRUM, será garantido um efetivo de 30% conforme determina a Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989, que trata sobre o exercício do direito de greve.
Obs.: O efetivo penitenciário de 30% será decido no dia 30/01/2013 pelos chefes de plantão do IAPEN/AP acompanhados junto com os diretores sindicais, conforme a escala de serviço do dia.
Os Agentes e Educadores Penitenciários do Estado do Amapá após a Paralisação Nacional por 24 horas no dia 30 de janeiro de 2013, irão continuar os trabalhos normalmente  nas unidades prisionais do Amapá. Sendo que a paralisação foi e é a única forma que a categoria encontrou para tentar sensibilizar o Governo Estadual e Federal diante da gravíssima situação que o sistema penitenciário se encontra.
Além do mais o SINAPEN solicitou da Assembleia Legislativa do Amapá em 2011 uma Audiência Pública pra discutir as condições sobre “questões pertinentes ao Sistema Penitenciário do Estado do Amapá”. Onde foi exposto pelo Presidente do SINAPEN todas as nossas dificuldades de trabalho e de direitos adquiridos que são negados aos servidores do IAPEN, onde gerou um relatório que ate o presente não se teve muitos resultados ao pagamento do auxilio fardamento
E também estamos reivindicando a falta de compromisso do governo estadual que não pagou todas as nossas progressões; e ate o presente momento a SEAD/GEA não justificou no não pagamento por completo  do 13º do ano de 2012 do grupo penitenciário do Amapá.
O Sistema Penitenciário está funcionando sem autonomia financeira com uma gestão completamente sobrecarregada, sem poder fiscalizar as obras, obras que estão sendo proteladas a mais de 05 anos sem inauguração e sem pagamento das empresas construtoras para entregar em prazo estipulado pelo DEPEN/MJ, pois esta nas contas da SEJUSP/GEA mais de 10 Milhões de reais do Governo Federal para ampliação, construção e modernização do sistema penal Amapaense.
Problemas simples de serem resolvidos como a falta de água de qualidade para os detentos; deficiências nas dependências físicas das unidades; falta de materiais de proteção (colete balístico; falta de viaturas adequadas para o transporte de detentos; alojamentos sem condições de uso, banheiros e locais de serviço dos servidores em péssimas condições; falta de luz nos pavilhões e nas dependências do IAPEN; Guaritas e estrutura física que põem em risco a vida dos servidores penitenciários; fossas a céu aberto; pavilhões super-lotados (celas com 40 presos). São problemas que perduram sem solução.
O descaso com a falta de investimento e a humanização ao tratamento dos familiares dos internos é preocupante, pois a compra de um Raio-X Pessoal resolveria as enormes filas nos dias de visitas e também ajudaria na fiscalização da segurança do IAPEN. A humanização da Unidade de Vigilância e Disciplina – UVD, onde familiares de internos são recepcionados pelos servidores penitenciários sem mínimas condições de uso (paredes divididas em compensados, revistas coletivas onde 05 a 10 pessoas ficam despidas pra serem revistadas, espaço pequeno para atender uma clientela de mais de 600 visitas por dia de visita).
Um estudo da Organização Internacional do Trabalho apontou a profissão de agente penitenciário com a segunda mais perigosa do mundo e a mais estressante. É uma profissão de tensão total. O agente penitenciário é o mais vulnerável no caso de uma rebelião e motim. E, diga-se de passagem, uma moeda de troca muito fraca. "Muitas vezes o preso sabe onde o agente mora. Se sair, ele vai lá e pode ate nos matar”, pois já houve casos que agentes penitenciários sofreram e sofrem constantes ameaça de morte dentro e fora do IAPEN, de lesão corporal, servidores já tiveram suas casas invadidas a mando de detentos e outros perseguidos em via publica onde tentaram contra suas vidas e ate tentativa de morte, como o caso (em março) do agente penitenciário que ao chegar em frente da sua casa levo 04 tiros efetuado por bandidos. E também da morte do Agente Penitenciário Clodoaldo Brito sem soluções ate hoje. As ameaças dentro do presídio são constantes. “Eu sei onde você mora”, “no dia que eu sair, vou te pegar”, “você tem família?” são frases que os agentes penitenciários já se acostumaram a ouvir.
Sem contar que desde o inicio do ano de 2011 o Presidente do SINAPEN vem pedindo e encaminhando inúmeros ofícios ao GEA, SEJUSP, SEAD, SEPLAN e IAPEN, solicitando o pagamento do Auxilio Fardamento Lei nº 1499/2010; a regulamentação da lei do auxilio alimentação lei nº 1607/2012 (desmembramento da empresa), modernização dos materiais de uso imprescindível à integridade física dos servidores e apenados, qualificação profissional e apoio biopsicossocial; mais ate o momento sem respostas.
Um pedido de reajuste salarial que se arrasta a mais de 04 anos, um salário inicial que é o menor da área da segurança pública, assim como a morosidade na criação dos planos de cargos, carreiras e salários – (PCCS) e a falta de aprovação da lei orgânica da categoria são razões para a paralisação.
O sindicato dos Agentes e Educadores informa que está aberto ao dialogo haja visto que o Grupo Penitenciário segue os caminhos do PACTO da VALORIZAÇÃO da VIDA.
Ressaltando que copias desde documento e de seus anexo estão sendo protocolado no Palácio do Governador Camilo Capiberibe, Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil – AP e Vara de Execuções Penais do Amapá.
Além do mais o SINAPEN comunicou a população Amapaense do Ato de PARALISAÇÂO DE ADVERTENCIA via mídia televisiva no Canal de Televisão – TV Amapá – canal 06, no dia 03/01/2013 no jornal das 12:00 hrs, no canal de televisão – TV Record – canal 10, no dia  18/01/2013 jornal das 12:00hrs. E também em jornal de grande circulação - Jornal Agazeta do dia 18/01/2013. Em anexo outras publicações de jornais esclarecendo as condições de serviço dos agentes e educadores penitenciários e das reivindicações da categoria.
Qualquer duvida entra em contato pelos telefones: 9137-0540. Segue em Anexo nossas principais dificuldades para o bom andamento do serviço.
Atenciosamente;      
Clemerson Gomes Sá
Diretor-Presidente
SINAPEN-AP





1.      Porte de Arma Integral;

2.      Aumento Salarial de 30% no Salario Base;

3.      Atualização das progressões e pagamento do retroativo;

4.      Pagamento das outras 16 horas-extras, (Os servidores trabalham 32 horas-extras e recebem somente o equivalente há 16 horas-extras) ou incorporação;

5.      Regulamentação e pagamento do Auxilio Fardamento - Decreto de Lei Nº1.499 de 29/06/2010 do Governo do Estado do Amapá;

6.      Garantias de Aumento de Aumento da Gratificação Atividade Penitenciaria (GAP) de 15% para 30% ainda neste ano de 2012;

7.      Apoio do Governo no pagamento de  "AUXILIO DE ALIMENTAÇÃO”;

8.      Confecção da nova carteira funcional e Portaria e Regulamentação de uso de arma de fogo por agentes penitenciários do Amapá, para todos os concursados de 2012;

9.      Criação de projeto de lei de aposentadoria especial para servidores penitenciários;

10.  Criação da SECRETARIA ESTADUAL DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA;

11.  Criação de Projetos e Programas de bem estar biopsicosocial no caso de sofrimento mental, bem como a assistência terapêutica como forma de redução dos riscos inerentes ao seu trabalho, visando à promoção da saúde mental e a melhora do ambiente e das condições de trabalho, das relações interpessoais e da qualidade de vida do servidor; 

12.  Criação e nomeação de uma Comissão (SEJUSP – IAPEN - SINAPEN) para trabalhos e Analise a Reestruturação da Carreira do Servidor Penitenciário: PLANO DE CARGOS E CARREIRA E LEI ORGÂNICA;

13.  Promover gradativamente a substituição da Polícia Militar das Guaritas e Guarda Externa por Agentes Penitenciários no ano de 2012 com a convocação de uma nova turma;




Clemerson Gomes Sá
Diretor-Presidente
SINAPEN-AP

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

CARTA ABERTA À SOCIEDADE BRASILEIRA. Dos Agentes Penitenciários do Brasil.

Cidadãs e cidadãos brasileiros,

Há décadas sabemos que o Sistema Prisional Brasileiro está falido, acabado e que não há interesse de recuperá-lo, afinal só vai preso pobre e analfabeto (rico, dificilmente fica na cadeia). A violência que ficava dentro dos muros de nossas prisões, controlada com muita dificuldade pelos agentes penitenciários, tomou as ruas das grandes e pequenas cidades, pois os grandes grupos criminosos como PCC, Comando Vermelho dentre outros ameaçam nossas famílias, nossa vida e a Segurança Pública do Brasil. De dentro dos presídios e cadeias os comandos criminosos mandam roubar, matar e sequestrar inocentes. Nós agentes penitenciários temos pago com nossas próprias vidas por sermos os policiais que estão o tempo todo nos presídios impedindo que os presos fujam e tentando evitar que pessoas morram dentro e fora por ordem destes criminosos. Existem soluções simples: bloqueadores de celulares, porque não colocam? E por que não aumentam o efetivo de agentes e criam vagas no sistema prisional?

A verdade é que o Sistema Prisional está falido, por ser mal administrado por gestores sem compromisso, que pouco se importam se os agentes e cidadãos morrem. Não sabem a realidade dos presídios e seus riscos, nem qual a importância do papel do agente penitenciário para a manutenção da ordem pública, muito menos seu papel na Segurança Pública e defesa social do estado e do país. Como consequência, as políticas públicas voltadas para execução penal no Brasil são demagógicas e ineficientes, proporcionando o caos nos estabelecimentos penais e o terror fora deles.

Em vários estados os agentes penitenciários possuem porte de arma fora e em serviço, é uma inverdade que liberar o porte de arma para todo o Brasil vai aumentar o número de armas. Os Agentes Penitenciários fazem parte do serviço de inteligência da Segurança Pública junto com a Polícia Federal, Civil e Militar.

A presidente Dilma, por desconhecimento do nosso trabalho, ao vetar nosso porte de arma no horário de folga nos tira a oportunidade de nos defender. Nós defendemos a sociedade daqueles que estão presos, mas quem nos defende e às nossas famílias? Somos nós mesmos, mas não querem deixar. Desarmar-nos levará a um caos maior nas prisões pois indefesos como vamos manter a ordem. É necessário que a sociedade brasileira ouça a voz dos profissionais que trabalham diariamente neste contexto de degradação e que nunca receberam por parte do governo qualquer consideração por seu trabalho. Sendo desta forma, os agentes penitenciários estão condenados a seguirem como ovelhas para o matadouro.

Hoje não temos condições para exercer dignamente nossas atividades sem a legalização de nossas funções. Sem nosso porte de arma estamos expostos às ações e ataques criminosos. É fato, que na maioria dos estados os comandos criminosos estão dentro dos presídios; muitos sofrem sob os comandos criminosos por falta do efetivo de agentes penitenciários, que sem condição mínima de defesa, encontram-se temerosos de suas vidas e família. Nestas condições o agente está preso em vez de prender. Somos pais, mães, irmãos, irmãs, filhos, filhas, seres humanos com direito à vida e autodefesa. Por isso, clamamos por dignidade profissional, por melhores condições de trabalho, pelo direito a defender nossa integridade e a de nossos familiares.

Nos últimos sete anos mais de 2.000 Agentes Penitenciários foram assassinados e tantos outros morreram devido às doenças profissionais. A sociedade tem que saber a verdade!

Agentes Penitenciários do Brasil.

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - dia 22 de janeiro de 2013 -

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 001/2013

O presidente do Sindicato dos Agentes e Educadores Penitenciários do Amapá - SINAPEN,
Clemerson Gomes Sá, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca todos os seus SINDICALIZADOS para uma ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a ser realizada no dia 22 de janeiro de 2013 as 15h00min em primeira chamada e 15h30min em segunda chamada, no auditório da Mônaco sito a rodovia Duca Serra, em frente ao prédio do Anexo com a seguinte ordem do dia.

1. Apresentação da nova mesa diretora do SINAPEN e do Conselho Fiscal;


2. Regulamentação do Estatuto do SINAPEN;


3. Homologação da decisão da FENASPEN de Paralisação Geral em escala NACIONAL das atividades no dia 30/01/2013.

4. Questões a respeito da INSALUBRIDADE (Presença do Médico do Trabalho);

5. Criação da Secretaria de Administração Penitenciária;

6. Deliberação de assuntos concernentes aos descontos de hora extra e adicional noturno;

7. Demais assuntos de interesse dos sindicalizados.

Atenciosamente;
Clemerson Gomes Sá

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Agentes penitenciários param atividades em 30 de janeiro

Mobilização Nacional

Paralisação de advertência de 24 horas será para protestar o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto 5982/09 que autoriza o porte de arma aos profissionais


Fonte Jornal Agazeta http://jornalagazeta-ap.com/portal/?p=2&i=10939&t=Agentes penitenciários param atividades em 30 de janeiro Maiara Pires em 18/01/2013

Movimento / Expostos ao perigo em função de ameaças dos internos, profissionais vão tentar reverter a decisão presidencial com caravanas estaduais em Brasília.

Os educadores e agentes penitenciários amapaenses vão cruzar os braços em 30 de janeiro para acompanhar a mobilização da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (FENAPEN). A paralisação de advertência de 24 horas será para protestar o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto 5982/09 que autoriza o porte de arma fora do serviço a agentes penitenciários e guardas prisionais. No Amapá, o grupo vai aproveitar para reivindicar do Governo do Estado o cumprimento de acordos firmados ao longo dos últimos dois anos, referentes às perdas salariais que a categoria vem contabilizando há mais de anos, adicional de insalubridade e melhores condições de trabalho. O problema é a causa da evasão de muitos profissionais do quadro de servidores.

A determinação da FENAPEN saiu esta semana após reunião em Brasília (DF) para tratar do veto. No encontro foram definidas outras medidas para reverter a decisão presidencial. No entanto, a categoria afirma que irá manter os serviços essenciais e respeitar o número limite de servidores trabalhando de 30%, conforme prevê a lei de greve.

Entre os pontos estabelecidos durante a reunião na capital federal diz respeito à redação de uma carta aberta direcionada à toda a sociedade, a qual deverá ser distribuída  num ato público previsto para ocorrer em 23 de janeiro. Neste mesmo dia, os servidores deverão coletar assinaturas de repúdio contra o veto da presidenta.

Também será publicado o edital de convocação para o Congresso, que acontecerá nos dias 20 e 21 em Brasília, onde deverão estar presentes caravanas dos Estados que aderirem ao movimento e assim, deliberar se a categoria irá ou não entrar em greve por tempo indeterminado, caso o veto não seja derrubado antes.

Representantes de praticamente todos os Estados estão mobilizados. Por esse motivo, cada unidade da Federação deverá realizar uma assembleia local com os demais servidores e decidir se irão aderir às ações em nível nacional.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Agentes penitenciários programam paralisação nacional no próximo dia 30. FENASPEN decide por paralisação nacional.

Após reunião realizada em Brasília sobre o veto da presidenta Dilma Rousseff ao porte de arma integral, os agentes penitenciários de todo o Brasil decidiram realizar uma paralisação de advertência de 24 horas, no próximo dia 30 de janeiro. A parada será em todos os estados, tanto nas unidades estaduais como federais. No entanto, a categoria afirma que irá manter os serviços essenciais e respeitar o número limite de servidores trabalhando de 30%, conforme lei de greve.

A decisão foi tomada em consenso de líderes sindicais e representantes da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (FENASPEN), que discutiram o veto do nosso Porte de arma. Na reunião em Brasília, foi definido também outras medidas para reverter essa decisão presidencial, no intuito de assegurar e garantir esse direito à segurança dos agentes penitenciários do país.

Representantes de praticamente todos os Estados estão mobilizados. Por esse motivo, cada unidade da Federação deverá realizar uma assembleia local com os demais servidores e decidir se irão aderir às ações em nível nacional. A princípio, o encontro em Brasília estabeleceu alguns pontos.

Um deles é que será confeccionada uma carta aberta a toda a sociedade, a qual deverá ser distribuída em um ato público a ser realizado no dia 23 de janeiro. Neste mesmo dia, os servidores deverão coletar assinaturas de repúdio contra o veto da presidenta. O outro ponto é a paralisação nacional de 24 horas nas unidades prisionais.

Também será publicado o edital de convocação para o Congresso, que acontecerá nos dias 20 e 21 em Brasília, onde deverão estar presentes caravanas dos Estados que aderirem ao movimento para deliberar se a categoria irá ou não entrar em greve por tempo indeterminado, caso o veto não seja derrubado antes.

O presidente da FENASPEN explica que todos os prazos foram definidos respeitando os prazos legais, que a paralisação requer. “A principio nossa intenção era de realizar a paralisação no dia 23 de janeiro, para dar mais agilidade, mas infelizmente devido aos prazos legais referentes a todas as questões jurídicas de publicações e comunicados as autoridades competentes para que a paralisação e até mesmo a greve não sejam consideradas ilegais, foram definidas então essas datas. Mas esperamos que todos os Estados venham somar conosco, já que essa luta não é individual de cada Estado, todos irão se beneficiar com a lei, então precisamos do apoio maciço de toda a categoria em nível de Brasil, pois temos que mostrar a nossa força neste momento”, relatou Anunciação.


Fonte: http://www.sindsistema.com.br/?pagina=noticiaviw&id=1302

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Sede administrativa do SINAPEN

A partir do dia 21 de janeiro de 2013, a sede administrativa do SINAPEN estará funcionando temporariamente em horário comercial no seguinte endereço: Avenida Almirante Barroso, nº 2205, Bairro Santa Rita, Cep.: 68901-336, no mesmo prédio que funciona o Memorial Maria Rodrigues de Paula, ao lado da Betral Plus Semi-Novos.

Gostariamos de informar que o Sindicato está tratando dos assuntos concernentes aos descontos em cima da hora extra e adicional noturno.

Sobre a situação do restante do décimo, já foi resolvido para fevereiro e a respeito do vale transporte, falta o RH do IAPEN informar a SEAD sobre os funcionários que recebem a segunda cota.

Pra finalizar, estamos aguardando um contato do Fernando Anunciação, presidente da FENASPEN, para nos informar sobre o que ficou decidido na assembléia realizada hoje em Brasília.

Qualquer dúvida e para sugestões, entrem em contato com o número 9137-0540.

Agradecemos a colaboração de todos!
Clemerson Sá.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

PROTESTO: - Como o Congresso Nacional pode derrubar o Veto Presidencial?

PROTESTO: 

PARA SENSIBILIZAR OS PARLAMENTARES A ANALISAR E UMA POSSÍVEL DERRUBADA DO VETO PRESIDENCIAL, REALIZAR MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO CONGRESSO COM 2000 CRUZES EM MEMÓRIA DOS GUERREIROS QUE PERDERAM SUAS VIDAS E NÃO TEM NENHUM VALOR PARA A DILMA, POIS, A MESMA NOS VIROU AS COSTAS .PROTESTO:

PARA SENSIBILIZAR OS PARLAMENTARES A ANALISAR E UMA POSSÍVEL DERRUBADA DO VETO PRESIDENCIAL, REALIZAR MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO CONGRESSO COM 2000 CRUZES EM MEMÓRIA DOS GUERREIROS QUE PERDERAM SUAS VIDAS E NÃO TEM NENHUM VALOR PARA A DILMA, POIS, A MESMA NOS VIROU AS COSTAS .
 
 
 
Obs.:
Havendo Veto do Presidente da República, ao Projeto de Lei, esse retornará ao Congresso Nacional, onde será reapreciado pelo poder Legislativo. Se houver veto Parcial, somente o Texto Vetado poderá ser reapreciado. Isto posto, a parte sancionada deverá ser promulgada e publicada no prazo de 48 horas.

A Razão da votação sobre a manutenção ou derrubada do veto, ser realizada em escrutínio secreto é exclusivamente para garantir a independência dos Congressistas. Se o veto for superado pela maioria absoluta dos deputados e senadores, o Projeto que agora já é Lei, será remetida novamente, ao Presidente da República, para a sua promulgação. Porém se o veto for mantido, será arquivado.

Iapen certifica servidores capacitados em 2012 e entrega novos equipamentos de segurança.

Da Redação
Agência Amapá

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) realiza nesta sexta-feira, 11, a partir das 9h, a cerimônia de certificação dos servidores que participaram de dois cursos de qualificação promovidos no segundo semestre de 2012. Na solenidade, que contará com a presença do governador do Estado, Camilo Capiberibe, ocorrerá a entrega de materiais e novas viaturas, investimento na ordem de mais de R$ 500 mil.
A formatura certificará 20 agentes penitenciários que passaram pelo curso de operações penitenciárias para atuação no Grupo Tático Prisional (GTP), e certificará também cerca de 400 servidores do Instituto de participaram do curso de armamento e tiro, oferecido pelo Iapen, por meio da Escola de Administração Penitenciária, para utilização dos novos armamentos calibre ponto 40 (75 pistolas e 15 carabinas), adquiridos também em 2012.
Haverá ainda a entrega de seis viaturas, uma delas de uso exclusivo do GTP, que receberá fuzis, capacetes e escudos balísticos. O Iapen adquiriu também 40 computadores para uso nas rotinas administrativas, além de materiais esportivos para as atividades de ressocialização desenvolvidas pelo seu corpo de educadores penitenciários.
Para o diretor do Iapen, delegado Nixon Kenedy, o Instituto vive um bom momento. 2012 foi um ano de muito trabalho, o Iapen avançou em várias áreas que vão desde as atividades ressocializadoras até os investimentos da estrutura física com as reformas e ampliações do Instituto. Houve também um aparelhamento inédito com armamentos menos letais e equipamentos de segurança. Em setembro do ano passado o Iapen adquiriu 80 pistolas de 15 carabinas calibre ponto 40, um investimento de mais de R$ 500 mil.
Confira a relação de investimentos
03 pick-ups L200 triton
03 Fiestas
05 fuzis 556
25 capacetes balísticos
05 escudos balísticos nível 2
Materiais esportivos
Jailson Santos/Iapen

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

FENASPEN - Edital de Convocação



O presidente da Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários – FENASPEN fundado em 08 de dezembro de 2011m CNPJ: 17.226.342/0001-27 com SC 14750 no MTE, Fernando Ferreira de Anunciação em conformidade com a legislação e previsão estatutária convoca todas as entidades sindicais representantes dos Servidores Penitenciários do Brasil para assembléia geral extraordinária a ser realizada no dia 15 de janeiro de 2013 as 14:00 horas em primeira convocação e as 14:30 horas em segunda convocação, no auditório da CSPB sito a quadra 01 setor comercial sul Edifício Denaza 13º andar Brasília – DF com a seguinte ordem do dia.

1. Deliberação sobre o veto do PLC 87;

2. Ações a serem tomadas unificadas pelos sindicatos representantes;

3. Participação ou não da reunião com o Ministério da Justiça agendada para o dia 16 de janeiro;

4. Demais assuntos de interesse dos Servidores Penitenciários do Brasil;

Diário oficial da União de hoje, 10, publicou o veto da presidente Dilma Rousseff ao nosso PLC 87/11, que propôs o direito aos agentes penitenciários e de escolta de presos a portarem arma de fogo fora de serviço.

 
Publicado o veto presidencial
O Diário oficial da União de hoje, 10, publicou o veto da presidente Dilma Rousseff ao nosso PLC 87/11, que propôs o direito aos agentes penitenciários e de escolta de presos a portarem arma de fogo fora de serviço.
Confira abaixo a publicação na íntegra:
PUBLICAÇAO DO VETO ,
Presidência da República
9 de janeiro  de 2013.
Senhor Presidente do Senado Federal,
Comunico a Vossa Excelência que, nos termos do § 1º do art.
66 da Constituição, decidi vetar integralmente, por contrariedade ao interesse público, o Projeto de Lei nº 87, de 2011 (no 5.982/09 na Câmara dos Deputados), que "Altera o § 1º do art. 6º da Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que "dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas - Sinarm, define crimes e dá outras providências", para conferir aos integrantes do quadro efetivo dos agentes e guardas prisionais, aos integrantes das escoltas de presos e às guardas portuárias o direito de portar arma de fogo, mesmo fora de serviço, com validade em âmbito nacional".
Ouvidos, o Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República manifestaram-se pelo veto ao projeto pelas seguintes razões:
"A ampliação do porte de arma fora de serviço aos profissionais listados no inciso VII do art. 6º implica maior quantidade de armas de fogo em circulação, na contramão da política nacional de combate à violência e em afronta ao Estatuto do Desarmamento. Assevere-se, ainda, a existência da possibilidade de se requerer a autorização de porte para defesa pessoal, conforme a necessidade individual de cada agente." Comunico a Vossa Excelência que, nos termos do § 1º do art.
66 da Constituição, decidi vetar parcialmente, por contrariedade ao interesse público, o Projeto de lei ,Essas, Senhor Presidente, as razões que me levaram a vetar o projeto em causa, as quais ora submeto à elevada apreciação dos Senhores Membros do Congresso Nacional.
Dilma Rousseff
--------------------------------
Entendo que nós como base temos que mostrar as autoridades nossa coragem e determinação, pela defesa de nossos interesses coletivos, principalmente, este que é vital a nossa segurança.
------------------------------------------
Do SindSeap-RJ;
Ao Senhor Presidente da FENASPEN;
Fernando Anunciação.
 Senhor Presidente;
Cumprimentando-o, encaminho minhas ponderações para sua análise e possíveis deliberações em REUNIÃO DA EXECUTIVA DESTA BRIOSA ENTIDADE REPRESENTATIVA DOS INTERESSES DO PESSOAL PENITENCIÁRIO EM NÍVEL NACIONAL.
Em havendo concordância, penso que devemos via FENASPEN, convocar uma reunião nacional em Brasília na segunda-feira, dia 14 de janeiro do corrente, PARA DELIBERAR A ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO DE GREVE GERAL UNIFICADO, BEM COMO ULTIMAR OS SINDICATOS E/OU ASSOCIAÇÕES das unidades regionais, para deliberarem em Assembleia Geral Extraordinária A SER REALIZADA no dia 15 de janeiro às 18h, quanto às razões do veto presidencial ao nosso projeto 87/2011, E A APROVAÇÃO DA PROPOSTA DE GREVE GERAL em defesa do nosso porte de arma de defesa pessoal.
NOSSA PROPOSTA É QUE A GREVE COMECE AS ZERO HORA DO DIA, 16 DE JANEIRO DO CORRENTE, QUARTA-FEIRA. Onde já teremos a confirmação das razões do veto, E TERMINE ÁS ZERO HORA DO DIA 21 DE JANEIRO, SEGUNDA-FEIRA.
DURANTE ESSE MOVIMENTO devemos nos restringir ao trabalho EXCLUSIVO DE SEGURANÇA INTRAMUROS, respeitando o direito de alimentação e assistência médica dos presos, bem como cumprimento de ordem judicial (mandados e alvarás). De forma a não praticarmos abuso da lei de greve ou o crime de desobediência. DEVENDO TODO E QUALQUER SERVIÇO EXTERNO, PRINCIPALMENTE O DE ESCOLTA, SER SUSPENSO DURANTE O MOVIMENTO, (EXCETO ASSISTÊNCIA MÉDICA EMERGENCIAL).
Terminado a GREVE GERAL de cinco dias, PROPONHO QUE ENTREMOS EM OPERAÇÃO PADRÃO POR TEMPO INDETERMINADO. Até que se edite uma medida provisória ou se derrube o veto presidencial no Congresso Nacional, garantindo assim, nosso sagrado direito de segurança própria e de nossos familiares e lares.
 Terminada a greve geral continuar-se-á o movimento em operação padrão, por tempo indeterminado, até a derrubada do veto no Congresso Nacional ou a edição de uma medida provisória regramentando o nosso direito de defesa pessoal. Onde só efetivaremos serviços ao alcance da possibilidade mínima legal e material. Devendo ser recusada, qualquer ordem que seja inviável pela condição ou natureza de sua execução, e, que a torne impraticável ou traga qualquer tipo de risco ao funcionário executor da mesma.
Exemplo: Veículos sem manutenção ou condições de trafegabilidade e/ou sem comprovada vistoria nos órgãos competentes; Armamentos obsoletos e impróprios ao devido uso e pronto emprego e devidamente testado, aprovados e certificados, pelos órgãos competentes; Falta de uniformes; Falta de colete Balístico na especificação técnica aprovada por órgãos competentes quanto ao seu uso e pronto emprego, intra e extramuros;  Coletes uniformizadores e identificadores; Iluminação adequada de forma a não por em risco o servidor durante o serviço noturno dentro das unidades; Efetivo funcional mínimo que garanta um serviço seguro e de cobertura preventiva; Efetivo carcerário dentro das especificações técnicas da engenharia da construção da unidade prisional etc.
OBS.: Para toda e qualquer irregularidade aqui apontada entre outras, deve ser aberta uma denúncia direta ao Ministério Público competente (Federal ou Estadual), conforme sua dependência por competência organizacional, bem como ao juízo da Vara de Execuções, com cópias dos protocolos das mesmas as Comissões de Segurança Pública e de Servidores Públicos das respectivas Casas Legislativas, Estaduais e Federais como: (Assembleias Estaduais, Câmara dos Deputados Federais e Senado Federal) e a FENASPEN.
 Observamos que todas as autoridades pertinentes à segurança pública e penitenciária terão que serem notificadas até 72h antes do movimento. Assim, aconselhamos as entidades regionais, que seja dado conhecimento da possível homologação da GREVE nas respectivas Assembleias as autoridades, cumprindo o que prevê as leis pertinentes, pra que não sejamos acusados de descumprimentos de dispositivos legais.
REPITO- Deve ser mantido sempre em qualquer hipótese = O direto a assistência médica, alimentação e das DECISÕES JUDICIAIS (mandados e alvarás).
URGE QUE A FENASPEN HAJA IMEDIATAMENTE, POR SEU PRESIDENTE COM A CONVOCAÇÃO PARA QUE SE CUMPRA O TEMPO MÍNIMO DE CINCO DIAS PARA QUE TODOS POSSAM FAZER SUAS CONVOCATÓRIAS JÁ QUE EXISTE PRAZO REGIMENTAL LEGAL PREVISTO NA LEI DE GREVE E DEMAIS ORDENAMENTOS JURÍDICOS PERTINENTES. Ademais coincidirá com a publicação do veto presidencial, prevista para esta sexta-feira ou para o prazo final que é dia 14 de janeiro.
Tenho dito!
Que Deus seja conosco nesta justa reivindicação.
Saudações Classistas!
Atenciosamente,
Presidente Francisco Rodrigues Rosa

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

FENASPEN: UNIÃO E TRABALHO

Campo Grande, 02 de Janeiro de 2013.

OF. CIRCULAR Nº01/13

Assunto: Sanção do PLC 87/2011


Senhora Presidenta,

A Federação Nacional Sindical Dos Servidores Penitenciários – FENASPEN vem, respeitosamente, a presença de Vossa Excelência solicitar especial apoio no sentido de sancionar, sem vetos, o PLC 87/2011.

Oportuno informar que o citado projeto trata da inserção do Inciso VII (Agentes Prisionais de Escolta de presos) no § 1º, do Art. 6º, da Lei Nº 7126/03 (Estatuto do Desarmamento), que trata do porte de arma de fogo, de uso permitido, fora de serviço, pois, em serviço, os Agentes podem portar inclusive as armas de fogo de uso restrito.

O mencionado projeto passou pelas Casas de Lei da Câmara Federal e Senado Federal, que reconheceram as técnicas e táticas empregadas no Sistema Penitenciário Brasileiro, e que com capacitação e treinamento podemos ter Agentes Penitenciários profissionalizados, valorizados, eficientes e atuando dentro de normas preconizadas pelos Direitos Humanos.

A FENASPEN e suas entidades filiadas também comungam da opinião de desarmar, ao máximo, a população para que delitos e tragédias sejam minimizados. Por outro lado, também respeitamos a opinião popular que no Plebiscito/2010 votou pela comercialização do armamento. Mas nosso intuito prioritário é regularizar a situação equivocada dos Estados em relação ao porte de arma dos Agentes Penitenciários, para que possam usufruir a esse direito, que tem trazido dor e sofrimento, pela lacuna aberta no ordenamento jurídico.

Diante disso, e certos de que o vosso elevado espírito de justiça levará em conta estes relevantes aspectos, mais uma vez, contamos com o prestimoso apoio de Vossa Excelência no sentido de sancionar, sem vetor, o PLC 87/2011.

Respeitosamente

Fernando Ferreira de Anunciação.
Presidente FENASPEN
 
A
Excelentíssima Senhora
DILMA ROUSSEFF
MD. Presidenta de Republica Federativa do Brasil
BRASILIA- DF

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SINAPEN COBRA DO SECRETARIO MARCOS ROBERTO,Respostas das Reivindicações do Grupo Penitenciário



Ofício nº. 0176/ 2012– SINAPEN                                           Macapá - AP, 26 de Dezembro de 2012.

Ao Senhor
Marcos Roberto URGENTE

Secretario de Justiça e Segurança Pública - SEJUSP



Assunto: Solicitação de Respostas das Reivindicações do Grupo Penitenciário.



Senhor Secretario;


Os Agentes e Os Educadores Penitenciários realizam um importante serviço público de alto risco, por salvaguardar a sociedade civil contribuindo através do tratamento penal, da vigilância, custódia e do trabalho de ressocialização da pessoa presa no sistema prisional durante a execução da pena de prisão, ou de medida de segurança, conforme determinadas pelos instrumentos legais.

Contamos com a sua atenção e compreensão, quanto aos pontos expostas por esta categoria, o que importará na melhoria do estado de ânimo, repercutindo na dignidade dos servidores desta instituição e na nossa prestação de serviço. Com isso solicitamos Respostas das Reivindicações desta categoria, que luta para o fortalecimento do Sistema Penitenciário e a valorização dos seus Servidores e Servidoras Penitenciários.


1. Reforma dos Alojamentos, Banheiros e Postos de Serviço (ADM, UVD);

2. Regulamentação e pagamento do Auxilio Fardamento - Decreto de LEI Nº 1.499 de 29/06/2010 do Governo do Estado do Amapá; em anexo;

3. Regulamentação e pagamento do Auxilio Alimentação; desmembramento da empresa; Lei nº 1.697 de 10/07/2012; em anexo;

4. Reestruturação da Carreira do Servidor Penitenciário: Plano de Carreira e Lei Orgânica.


Qualquer duvida entrar em contato pelos telefones: 9157-4300 (Alexandro Soares) e 9151-9732 (Angelo Cruz).


Desde já peço a sua compreensão, agradeço e peço resposta.