sábado, 31 de março de 2012

Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Ceara é presa durante protesto

A Polícia Militar prendeu na tarde deste sábado, 31, a presidente do Sindicato dos Agentes e dos Servidores Público do Sistema Penitenciário do Ceará, Socorro Marques, durante protesto em frente ao Instituto Penal Professor Olavo Oliveira 2, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. Outro agente também recebeu voz de prisão.

Dezenas de funcionários do sistema penitenciário se mobilizaram desde a manhã em frente a unidade prisional para protestar e pedir que o Governo cumpra o acordo feito pela Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) para o reajuste salarial da categoria.

Segundo informações, a sindicalista foi chamada a intermediar negociação entre a direção do presídio e os agentes penitenciários presentes no IPPOO II. A categoria está em greve desde a 0h deste sábado. Nesta manhã, estavam presentes no presídio os agentes penitenciários de serviço, mais a comissão de mobilização do Sindaspace e alguns sindicalistas. O sumiço de um cadeado no presídio teria provocado o desentendimento entre o major e sindicalistas, culminando numa ordem do diretor para os agentes que não estava de serviço se retirassem da instituição.

Os grevistas, entretanto, negaram-se a deixar o IPPOO II e foram avisados de que poderiam ser retirados dali à força por homens do Batalhão de Choque da PM. Chamada a intervir, a representante sindical da categoria reafirmou a decisão dos agentes de permanecer no local. Recebeu então voz de prisão do major Plauto Roberto e foi conduzida a Delegacia Metropolitana de Maracanaú, juntamente com o agente Francisco Barbosa, que também recebeu voz de prisão.

Após os agentes decretarem greve, já aconteceu uma rebelião na Cadeia Pública de Sobral e uma tentativa de fuga em Horizonte.

Fonte:

NOTA DE REPÚDIO



O SINDICATO DOS AGENTES E EDUCADORES PENITENCIÁRIOS DO ESTADO DO AMAPÁ – SINAPEN/AP, neste ato representado por seu Presidente, no uso de suas atribuições legais, vem, mui respeitosamente, diante da sociedade brasileira, REPUDIAR PUBLICAMENTE A PRISÃO ABUSIVA É ILEGAL DA  SENHORA SOCORRO MARQUES  Presidente do Sindicato dos Agentes penitenciários do Ceará. O motivo foi o início da greve da categoria, ocasionada pelo não cumprimento do acordo anteriormente feito pela categoria e  Governo.

Como signatário legítimo da categoria AGEPEN no Estado do Amapá, manifesto nosso mais vivo e irrestrito REPÚDIO!

O SINAPEN/AP reafirma a sua postura de compromisso e dedicação para com a categoria. Sabemos que somente um trabalho sério e coeso nos trará a vitória, lembrando que o sindicato em si não resolve problema e sim a nossa união, momento oportuno de lembrar:


RESGATE E UNIÃO


Macapá - AP, 31 de Março de 2012.


Alexandro Soares de Oliveira
Diretor-Presidente
SINAPEN-AP


Governador autorizar o IAPEN que faça um estudo para avaliar a necessidade de chamar os aprovados do concurso do Instituto.

Na  cerirmônia da nova turma de soldados da Polícia Militar que irá atuar nas UPCs, governador ressaltou ainda investimentos na PM-AP, como a implementação do Programa de Arrendamento Residencial para militares, o reajuste de 100% do Auxílio Fardamento para os policiais e bombeiros militares do Estado, entre outros. "Acabei de autorizar que a Secretaria de Justiça e Segurança Pública e o Iapen façam um estudo para avaliar a necessidade de chamar os aprovados do Instituto que ainda não estão atuando. Isso é mais prova de que a segurança é muito importante para este governo"  

sexta-feira, 30 de março de 2012

(MACEIO) bandidosTroca tiros com Agente Penitenciário, que tentaram executar Agepen do GAP .


(SANTOS - SP) AGENTE PENITENCIÁRIO TROCA TIROS EM PADARIA COM VAGABUNDOS


Presos considerados chefões do Iapen são transferidos para presídio Federal

Foto Jornal Diário do Amapá
Pela primeira vez na história do Amapá, três presos considerados de alta periculosidade do Amapá foram transferidos para um presídio federal de segurança máxima.

A transferência aconteceu após a justiça autorizar a saída deles do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Os três detentos cujas penas variam de 15 a 54 anos de prisão, deverão ficar nos próximos 360 dias em celas isoladas do presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Os primeiros a embarcar em um vôo comercial foram Adeilson Costa de Souza, o "Douglas do Iapen" e André Luiz Valentino de Freitas, o "Andrezão". Eles foram transferidos durante a madrugada da última quinta-feira(29). O terceiro detento, Rodrigo de Souza Teixeira, o "Rorro", viajou em um vôo que partiu de Macapá na tarde de ontem (28).
Adeilson Costa de Souza, o "Douglas do Iapen", de 25 anos, é condenado a 54 anos e 2 meses de reclusão pelos crimes de assalto, tráfico de drogas, lesão corporal, furto e porte ilegal de arma de fogo. oram os dois primeiros presos.
André Luiz Valentino de Freitas, o "Andrezão", de 38 anos, foi condenado a 26 anos e 6 meses de prisão por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Rodrigo de Souza Teixeira, o "Rorro", de 35 anos, foi condenado a 15 anos e 6 meses de prisão por assalto, homicídios e tráfico de drogas.

Segundo o diretor do Iapen Nixon Kennedy, a transferência dos três serve para desarticular uma onda de crimes praticados fora e dentro da instituição. O trio seria os chamados chefões do crime dentro da cadeia.

Nixon informou que outras transferências poderão acontecer caso a direção do Iapen julgue necessário.

Para o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Marcos Roberto Marques, a transferência dos presos amapaenses para a prisão de segurança máxima em Campo Grande desarticula o provável esquema de criminalidade que existia no interior do Iapen. Há indícios de que os três presos exerciam posição de comando dentro e fora da penitenciária amapaense.

O pedido de transferência dos presos, ajuizado em janeiro do ano passado pelo Iapen, foi autorizado em 14 de dezembro de 2011 pelo juiz federal Dalton Igor Kita Conrado, da 5ª Vara Federal de Mato Grosso do Sul. Cinco dias depois, no entanto, uma liminar concedida pelo desembargador Raimundo Vales, do Tribunal de Justiça do Amapá, negou a transferência.

Ele informou que a possibilidade de transferência dos presos surgiu quando observadas as suas articulações dentro da penitenciária, o que colocou em risco a integridade física dos demais apenados e funcionários da cadeia.

Os presos amapaenses ficarão na Prisão Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, por onde já passaram o traficante de drogas colombiano, Juan Carlos Abadía, assim como Fernandinho Beira-Mar. Lá há limitações de acesso ao banho de sol e a visitas da família e advogados e restrições com relação à entrada de alimentos ou quaisquer outros utensílios na cadeia.