domingo, 31 de julho de 2011

DETENTO É ENCONTRADO MORTO EM ENFERMARIA DO IAPEN


Agentes Penitenciários que faziam a contagem dos presos na manhã deste sábado (30) encontraram morto na enfermaria do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), o detento Manoel Alexandre Trindade, 47 anos, que havia dado entrada naquela casa penal no dia 27 passado.

O homem teve a prisão decretada pela Justiça em face de ter sido denunciado pelos crimes de cárcere privado e atentado violento ao pudor que teria sido cometido contra sua enteada, uma garota de oito anos de idade. A denúncia foi feita por sua própria companheira que descobriu o crime.

Diante disso, Alexandre foi encaminhado para a sede da Delegacia Especializada em Crimes Contra as Mulheres (DECCP) onde a delegada representou pelo pedido de prisão preventiva que foi acatado pelo juiz plantonista. No dia em que deu entrada na Iapen, o acusado tentou suicídio ainda no setor de adaptação.

Ele foi socorrido e ficou no setor de isolamento da enfermaria. Já na manhã de sábado seu corpo encontrado. Ele estava com um lençol envolto no pescoço. Inicialmente os agentes acreditam que ele se enforcou, mas com o peso do corpo o pano não resistiu ao peso e arrebentou posteriormente.
Porém, apesar dessa tese, a Polícia Técnico-Científica fez uma varredura no local e colheu vários materiais para análise. A direção quer com isso descartar, de vez, a possibilidade de o homem ter sido assassinado por outros presos.

fonte: J D

LEI ANTIDROGAS: POPULAÇÃO CARCERÁRIA AUMENTA 118%


A lei 11.343, de agosto de 2006, mais conhecida como "lei antidrogas", está contribuindo para a superlotação dos presídios, de acordo com a "Folha de S. Paulo".

A intenção era que os usuários de drogas fossem advertidos sobre os efeitos dessas substâncias, comparecessem a programas ou cursos educativos e prestassem serviços à comunidade.

Porém, a realidade é que de 2006 a 2010 o número de prisões por tráfico chegou a 86,6 mil (aumento de 118%).

No mesmo período, a população carcerária aumentou 37%, somando 496,2 mil detentos.
Luciana Boiteux, professora de direito da UFRJ, afirmou que a situação decorre de duas razões: a pena mínima por tráfico subiu de três para cinco anos e usuários vêm sendo punidos como traficantes.

fonte: aspessauros

quarta-feira, 27 de julho de 2011

AGENTES PENITENCIÁRIOS INTERCEPTAM CELULARES QUE ENTRARIAM NO IAPEN


Agentes penitenciários interceptaram sete celulares que entrariam no Instituto de Administração Penitenciaria do Amapá (Iapen) neste fim de semana. As apreensões ocorreram na sexta-feira, 22, e no sábado, 23, durante revista pessoal e de material.

Na sexta-feira, o interno Jeremias Leal da Costa, que trabalhava na manutenção da área externa do Iapen, foi flagrado tentando entrar na Penitenciaria Masculina com seis celulares escondidos dentro da máquina de solda. Jeremias cumpre pena no Anexo, regime semi-aberto, por furto.

No sábado, a visitante Jakesilane Gonçalves Souza, de 21 anos, foi flagrada tentando entrar com um celular escondido dentro do canal vaginal. A agente que executou a revista pessoal utilizando um detector de metal constatou a presença de objeto metálico na altura da virilha da visitante. Interpelada se portava algo escondido, a visitante negou. Jakesilane foi encaminhada ao Hospital de Emergência, onde foi realzada uma RX e foi constatada a presença do celular em sua area genital.


Ressaltasse que os Servidores Penitenciarios que trabalham nesta casa prisional, fazem a revistas em internos e visitantes todos os dias e apreendem e conseguem inibir a entrada de vários materias ilícitos.

Ingressar, promover, intermediar, auxiliar ou facilitar a entrada de aparelho telefônico de comunicação móvel, de rádio ou similar, sem autorização legal, em estabelecimento prisional, é crime estabelecido pelo artigo 349 A do Código Penal, que prevê pena de detenção de três meses a um ano.

Grupamento Tático Prisional - GTP realiza e faz a segurança do Governador Camilo Capiberibe no IAPEN.


No dia 26 de julho de 2011 o Governador do Amapá inaugurou a sala da DEFENAP no IAPEN, sendo quem realizou sua escolta e segurança naquela casa prisional foi o grupo Tático Prisional – GTP.

Este grupo esta capacitado a desempenhar sua funções de ações táticas em estabelecimento prisionais e também na segurança de autoridades em visitas no sistema penitenciário.

ATRIBUIÇÕES
Ação Primordial:
Realizar as escoltas estaduais e interestaduais de alta periculosidade de sentenciados recolhidos em estabelecimentos prisionais e nas Unidades concentradoras de presos do Estado;
Atuar em rebeliões de presos, combate a motins, crises no sistema prisional, na execução de Operações de longo período e intervenções administrativas em unidades prisionais do Estado.
Ação secundária:
Apoio aos getores das unidades Prisionais,
Reforço ostensivo nas Unidades prisionais do estado do Amapá,
Treinamentos e instruções a agentes penitenciários do estado do Amapá,
Tropa precursora a situações de risco.

CURSOS DE CAPACITAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO DOS AGENTES DO GTP

Curso de Especialização em Escoltas –
BOPE;
Curso de Escolta e condução de Sentenciados – ACADEPOL;
Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário – BOPE;
Imobilizações Táticas Avançadas –
ACADEPOL
;
Curso de Primeiros Socorros / Resgate – CBMAP;
Curso de Brigadas de Incêndio – CBMAP;
Rapel Tático / Nós e Amarrações –
ACADEPOL
;
Operações de Controle de Distúrbios – BOPE;
Curso de Manutenção do armamento - PMAP.
Curso avançado de Tiro da Metodo Geraldi - PMAP;

Curso de Opereações Aereas - GTA-AP
Curso de Operações Não Letais – Condor Não – Letal;
Curso Diretrizes Integradas de Ações Operacionais do sistema da defesa Socia.

Curso de escolta e Segurança a Autoridades eTestemunhas;
Curso de Uso Gradual da Força – SENASP – Ministério da justiça ;
Curso de Tecnologias Não Letais - SENASP – Ministério da justiça;
Curso de Formação De Formadores - SENASP – Ministério da justiça
Curso de Gerenciamento de Crises - SENASP – Ministério da justiça;
Curso de Direitos Humanos - SENASP – Ministério da justiça;


segunda-feira, 25 de julho de 2011

OPERAÇÃO 9MM NO IAPEN

RELEMBRAR OPERAÇÂO
Federal prende PMs que recebiam suborno para "facilitar" fugas
Operação foi deflagrada na manhã de 24 de Março de 2009 em Macapá
 

Cinco Policiais Militares foram presos na manhã de 24 de Março de 2009 durante a Operação 9mm da Polícia Federal, acusados de facilitar fugas de presos do Instituto Penitenciário de Macapá (Iapen), além de traficar armas e drogas. Foram presas também seis pessoas envolvidas com o pagamento de subornos aos policiais. Durante as diligencias foram encontradas armas como um rifle 222 com silenciador e outros dois rifles, uma pistola calibre 765, um revólver calibre 38, munições, coletes balísticos e um quilo de maconha. Segundo a PF, após seis meses de investigações, constatou-se que alguns policiais militares que trabalhavam no presídio no Amapá (IAPEN) facilitavam a fuga de presos mediante pagamento de suborno.

A rede organizada do crime facilitava a fuga de presos e a entrada de armas e drogas dentro da cadeia pública onde quase dois mil internos estão vivendo sob condições desumanas, segundo revelaram recentemente os membros da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa. Ficou comprovado durante os levantamentos do setor de inteligência que os policiais aceitavam subornos, cujos valores por cada fuga chegava até R$ 3 mil. Esse pagamento garantia ao preso o direito de fugir sem ser incomodado.

Fonte: http://www.carceraria.org.br/fotos/fotos/admin/Mais/Clipping/2009_03_27_CLIPPING_Pastoral_Carceraria_Nacional.htm#_Toc225949037


PM É PRESO ACUSADO DE FACILITAR FUGAS NO IAPEN


PM É PRESO ACUSADO DE FACILITAR FUGAS NO IAPEN

De posse de um mandado de prisão expedido pela Justiça, uma Guarnição da Polícia Federal e outra do BOPE prenderam no último sábado 23 de Julho de 2011, pela manhã, no Bairro do Trem, o PM JULIO SUSSUARANA SILVA NETO, que desempenhava a função de Policial no IAPEN. Ele é acusado de facilitar algumas fugas que vinham ocorrendo no IAPEN, inclusive com gravações no celular do mesmo. Ele foi recolhido ao Quartel da PM onde ficará até a data do julgamento

Valhe lembrar que no ano de 2009 a Policia Federal desencadeou a operação 9mm, onde foram preso 05 policiais.

Fonte: João Bolero

domingo, 24 de julho de 2011

SISTEMA PENITENCIARIO É FALHO E FALIDO!!!!!!!

O SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO TEM SE DETERIORADO COM O PASSAR DOS ANOS, E NOS ÚLTIMOS TEMPOS CHEGOU A UM NÚMERO INSUSTENTÁVEL COM UM NÚMERO DE PRESOS MUITO MAIOR QUE O DE VAGAS, NÃO EXISTE NO PAÍS, NENHUMA PENITENCIÁRIA, CADEIA PÚBLICA, CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA E DISTRITOS OU DELEGACIAS, QUE TEM O NÚMERO DE PRESO MENOR DO QUE O DE VAGAS, OU IGUAL AO NÚMERO DE VAGAS, TODOS SUPERLOTADOS. OS DADOS TAMBÉM MOSTRAM QUE O SISTEMA NÃO CONSEGUE ATINGIR SEU PRINCIPAL OBJETIVO QUE É O DE RECUPERA E REINTEGRAR O DETENTO A SOCIEDADES: 80% DOS QUE SAEM DA CADEIA VOLTAM A COMETER CRIMES, E RETORNAM A PRISÃO.

INFELIZMENTE AS LEIS PENAIS SÃO MUITO BRANDAS, E LOGO ESSES ASSASSINOS ESTÃO NOVAMENTE NA RUA MATANDO. RESSOCIALIZAÇÃO EM PENITENCIARIAS DO SISTEMA FECHADO NÃO EXISTE, SE É QUE EXISTA EM ALGUMA PENITENCIÁRIA DO BRASIL. COLONIA PENAL AGRICOLA ENTÃO, ESQUEÇA, ENTRE EM UMA PARA VER A BAGUNÇA E CONSSUMO DE DROGA QUE É! TODOS VOLTAM PRO CRIME, É O QUE FALAM TODO DIA NA NOSSA FRENTE ( E QUE INFELIZMENTE SOMOS ORIENTADOS PARA EVITAR OS “COMUNICADOS INTERNOS” A RESPEITO DE ATITUDES INTERNAS DOS PRESOS, POIS FALTARIA PAPÉIS E TEMPO PARA RELATAR TANTA INCITAÇÃO PARA O CRIME ORGANIZADO ” FACULDADE DO CRIME COMO ELES MESMOS CHAMAM, LÁ ELES TROCAM EXPERIENCIAS CRIMINOSAS E SAEM PIORES DO QUE ENTRARAM”.

ENTRO DAS PENITENCIARIAS OS PRESOS TEM MAIS QUE OS PAIS DE FAMILIA QUE TRABALHAM E PAGAM IMPOSTOS. LÁ SÃO ATENDIDOS IMEDIATAMENTE POR MEDICOS, PSICOLOGOS, ENFERMEIROS…, BASTA SE QUEIXAREM DE QUALQUER DOR, ENQUANTO A POPULAÇÃO TEM QUE PASSAR A NOITE NA FILA DO SUS E AINDA NÃO SÃO ATENDIDOS.

O AGENTE PENITENCIÁRIO TEM QUE SER VALORIZADO POR AGUENTAR O LIXO DA SOCIEDADE, OS CONCURSOS TEM QUE SER DE NÍVEL SUPERIOR, QUALIFICAR O TRABALHO, VALORISAR OS SALÁRIOS, EVITAR A CORRUPÇÃO APESAR DE SER MUITO MENOS QUE 1% ELA EXISTE, E BASTA UM AGENTE MAL INTENSIONADO PARA DESTRUIR O TRABALHO ÁRDUO DE TODOS OS OUTROS AGENTES, SEM FALAR NA IMAGEM QUE CRIA “QUE O AGENTE É CORRUPTO” O QUE NÃO É VERDADE 99% SÃO PROFISSIONAIS QUE QUEREM CADA VEZ MAIS RIGIDEZ, DICIPLINA, UM TRABALHO LÍCITO. SOMENTE UM NÍVEL MELHOR DOS AGENTE (SENDO QUE MAIS DE 90% JÁ POSSUEM CURSO SUPERIOR) E MELHORES SALARIOS EVITAM A POSSIBILIDADE DE UM CORRUPTO SE CRIE, POIS TODOS OS OUTROS AGENTES SE POLICIAM UM AOS OUTROS, ENTRE NOS MESMOS NOS REVISTAMOS, EVITAMOS QUALQUER POSSIBILIDADES DE QUE ALUGUÉM ENTRE COM ALGO INLÍCITO.

VEJA, NEM NOSSOS REAJUSTES NOS ÚLTIMOS 5 ANOS FORAM SOBRE NOSSO RENDIMENTO BRUTO, SOMENTE PELO BASE QUE É A PARCELA MENOS DE NOSSO PAGAMENTO “BASE” DEFASOU MUITO NOSSO SALÁRIO, PERDEMOS O PODER DE COMPRA QUE UM DIA NO PASSADO EXISTIU. ( O AGENTE PENITENCIÁRIO NO PASSADO RECEBIA ATÉ 13 SALÁRIO MÍNIMOS INICIAIS) SEMPRE RECEBIAM MAIS QUE O POLICIAIS, HOJE RECEBEMOS MENOS. DE QUE FORMA VAMOS NOS PROTEGER EM CASA, DE QUE FORMA PROTEGER NOSSAS FAMILIAS… NÃO SEI MAIS.

INFELIZMENTE MUITOS AGENTES ANTIGOS NÃO TIVERAM NEM CURSO DE FORMAÇÃO E DEIXAM DE AGIR COM RIGIDEZ COM OS PRESOS, ESTÃO CANSADOS DE COBRAR E NÃO SEREM ATENDIDOS, JA PASSARAM DO TEMPO DE SE APOSENTAR E NÃO CONSEGUEM. ENTÃO OS POUCOS AGENTES ANTIGOS, COM MAIS DE 15 ANOS DE PROFISSÃO, QUE AINDA COBRAM DICIPLINA SÃO ASSASSINADOS, SÃO MORTOS. IMPUNIDADE SEMPRE FOI LEMA DO GOVERNO SEGUNDO A VISÃO DOS AGENTES QUE ENTRARAM NOS ULTIMOS 4 ANOS.

PRECISAMOS DE PODER DE POLÍCIA, POIS O NOSSO SERVIÇO É RODEADO DE ATOS IMPUNES DENTRO DAS PENITENCIÁRIAS E TEMOS QUE ABAIXAR A CABEÇA E SEGUIR A ORIENTAÇÃO DOS DIRETORES E CHEFES DE SEGURANÇA QUE NÃO QUEREM PERDER SEU SALÁRIO COMISSIONADO “POR INDICAÇÃO POLÍTICA” E NÃO POR COMPETENCIA, CONHECIMENTO, MÉRITO OU CONCURSO INTERNO. NÃO QUEREM APARECER NA MÍDIA PARA NÃO PERDEREM OS CARGUINHOS COMISSIONADOS, QUE PARA ELES VALEM MAIS DO QUE A SEGURANÇA DE QUE É HONESTO E TRABALHA.

CRIMES DE ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR SÃO COMETIDO ENTRE OS PRESOS COTIDIANAMENTE, TRANSMISSÃO DE HIV, …, INFELIZMENTE ESSES DADOS NÃO SÃO REVELADOS POR QUE ELES NÃO SÃO OBRIGADOS A FAZER EXAMES SANGUÍNEOS…
SER AGENTE PENITENCIÁRIO É CONSIDERADO A 2ª PROFISSÃO MAIS PERIGOSA, MAIS PENOSA, E PSICOLÓGICAMENTE NEGATIVA DO MUNDO. E NEM UMA APOSENTADORIA ESPECIAL TEMOS (POR TEMPO DE SERVIÇO INDEPENDENTE DA IDADE)

SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ATIVIDADES PENOSAS DEVERIAM TER A POSSIBILIDADE DE APOSENTADORIA ESPECIAL COM 15 ANOS DE SERVIÇO, EXISTE EM LEI, MAIS NUNCA FOI CUMPRIDA. UM MANDADO DE INJUNÇÃO FOI PREENCHIDO POR AGENTE PENINTENCIARIOS QUE JA POSSUEM ESSES 15 ANOS DE EFETIVO SERVIÇO NA FUNÇÃO, MAS ESTÁ ENGAVETADO EM ALGUM LUGAR. JÁ PASSOU DA HORA DESSE MANDADO DE INJUNÇÃO SAIR DA GAVETA, POIS SE ELE ESTÁ LÁ, É PORQUE TEM FUNDAMENTO, E ESTÁ DEIXANDO DE SER CUMPRIDO.

SOMOS PERCEGUIDOS QUANDO DEMONSTRAMOS OS PROBLEMAS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO, QUE EXISTEM HA MUITO TEMPO E “SEMPRE É PASSADO UMA PANO SUJO POR CIMA, POR PARTE DO GOVERNO E SEUS REPRESENTANTES”.

RELATOS DE UM AGENTE PENITENCIÁRIO E QUE CAMINHEM E SIRVAM PARA AGREGAR A JUSTIÇA E NÃO A INJUSTIÇA.


sexta-feira, 22 de julho de 2011

CONCURSO IAPEN

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO
EDITAL Nº. 013/2011 – IAPEN
RESULTADO DO TESTE DE APTIDÃO E AVALIAÇÃO FÍSICA (TAAF)
Caros concursados esperamos que se o governo cumpri  com o cronograma do concurso, deverá sair na próxima semana a segunda fase do processo.
           Para próxima fase serão convocados todos os candidatos Agentes e Educadores Penitenciários, todos vão passar por ainda 04 fases: além de avaliação psicológica, exame documental, investigação social e curso de formação profissional.


quinta-feira, 21 de julho de 2011

REPÚDIO A CAMILO CAPIBERIBE "SEM RUMO CERTO"


Governador do Amapá veta Projeto de Auxilio Alimentação para servidores penitenciários.

Sua justificativa foi bem clara e nítida: resumido em poucas palavras.
“O Legislativo não tem autonomia para gerar despesas para o executivo”
“O Orçamento desse ano esta todo comprometido”
Companheiros acho que o Srº Governador não leu e nem sequer analisou o oficio nº  050/2011-SINAPEN

        Solicitamos de vossa excelência a compreensão e sensibilidade em sancionar o projeto de Lei de nº 015/2010 AL, que Autoriza o Poder Executivo a efetuar pagamento de “AUXILIO DE ALIMENTAÇÃO” a ser paga mensalmente aos Servidores Penitenciários”.

         Solicitamos ainda que este auxilio seje pago a todos os sevidores que trabalham no IAPEN, pois sabemos que ha servidores que trabalham diariamente e dão apoio nos finais de semana, nas visitas e em outros eventos desta casa prisional e os mesmos não tem como se deslocar ate suas residências para efetuar suas respectivas reifeições, com isso pedimos que sua excelência sancione e acrescente o auxilio a todos os servidores que trabalham no Instituto Penitenciario independente da sua escala de serviço.  

         Ressaltamos ainda que conforme a situação financeira do Estado, que este projeto seja sancionado e colocado na LOA de 2012, PARA QUE SEJA PAGO A PARTIR DE JANEIRO DE 2012”.

Alem do mais informa a AL/AP que os setores competentes do poder executivo já estão atuando no sentido de levantar todas as necessidades de realinhamento de vencimento e concessão de beneficios aos servidores estaduais.

         Companheiros pelo veto do Governador, percebesse o grande compromisso dele com os Servidores Penitenciarios.


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sem Extrutura e Condições presos continuarão no IAPEN


A nova lei que entrou em vigor no dia (04 de Julho) cria alternativas para a prisão provisória de quem cometeu crimes de menor gravidade. Diante de um acusado de infração que tenha pena de até quatro anos, o juiz pode escolher até nove medidas alternativas, além da prisão. Uma delas é o monitoramento eletrônico, uma espécie de tornozeleira que acompanha a rotina dos presos quando estão fora dos presídios.

Enquanto uma pessoa na cadeia custa R$ 1.800 por mês ao Estado, o monitoramento sai por um valor entre R$ 600 e R$ 800.

 O uso desse instrumento de monitoramento eletrônico já havia sido implementado como condição para a progressão de regime e para a concessão de alguns benefícios, mas não figurava ainda na lei como uma alternativa à prisão.

“o monitoramento é muito mais vantajoso para a sociedade que a aplicação da prisão. Isso sem contar o impacto em relação à reinserção deste indivíduo na sociedade”.

Em países que fazem uso do monitoramento, o sucesso depende de muitos investimentos, “porque ele se baseia em um raio em que o preso pode transitar, então fora daquele raio ele já estaria descumprindo a determinada decisão judicial”.

Com isso tem que ter um acompanhamento frequente. Não adianta colocar aquela pulseira eletrônica no preso e dar isso como resolvido. Não, TEM QUE TER UM AGENTE PENITENCIÁRIO RESPONSÁVEL, ALGUÉM DA JUSTIÇA ACOMPANHANDO.

Agora, basta ao Estado criar a estrutura e ao juiz aplicar essa lei de modo correto.

NO caso do Amapá a medida poderá se protela no tempo, pois o Estado não tem no momento internet Banda Larga e nem providenciou a compra das tornozeleras e monitoramento eletronico e nem muito menos Agentes e ou Educadores Penitenciários para acompanhar os presos.

domingo, 17 de julho de 2011

PRESÍDIO DE CAIENA MANTÉM 119 BRASILEIROS ENCARCERADOS


O Centro de Recuperação de Apenados de Caiena, na capital da Guiana Francesa, mantém atualmente 119 presos brasileiros – número confirmado  (14 de juho de 2011). Em sua maioria, eles foram condenados pelos crimes de tráfico humano, tráfico de drogas, furto, roubou e homicídio. Longe de suas famílias e sem recursos financeiros, 80% dos presidiários entraram de forma clandestina em território francês e são defendidos nos processos por advogados dativos, conforme prevê a legislação francesa.

A informação foi confirmada pelo deputado estadual Paulo José (PR), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Legislativa do Amapá. Na próxima quinta-feira, o parlamentar vai reunir com o embaixador francês Alain Rouqué, em Brasília, para discutir a possibilidade de transferência dos detentos encarcerados em Caiena para presídios brasileiros.

“VAMOS TRATAR COM O EMBAIXADOR SOBRE A EMISSÃO DO VISA, E TAMBÉM QUEREMOS TENTAR A TRANSFERÊNCIA DOS BRASILEIROS PRESOS EM CAIENA PARA QUE CUMPRAM SUAS PENAS EM PENITENCIÁRIAS BRASILEIRAS”, disse Paulo José. Ele argumenta que um tratado bilateral, assinado em 1976, garante o direito recíproco para sentenciados brasileiros e franceses.

Segundo o deputado “cumprir a pena em seu próprio país permite ao preso melhor socialização, já que ele pode ser visitado por sua família”.
FONTE:  j agzt
                OBS AGEPEN ALEXANDRO: ressaltasse que quando brasileiro são pego cladestinamente na Guiana Francesa são deportados a capital brasileira mas próxima “Macapá” , no caso dos presos para a penitenciaria mas próxima o “ IAPEN-AP”.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

AS GRANDES MUDANÇA NA ÁREA DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA


As grandes mudança na área de Segurança penitenciária estão sendo Feita por seus membros (Agentes e Educadores Penitenciários).

Conquistas estão aparecendo advinda...... de muita luta, e a grande maioria dos, Servidores Penitenciarios e demais membros, da Segurança publica e penitenciária, embora mal remunerados e não valorizados, DESEMPENHAM UM TRABALHO EFICIENTE E ÍNTEGRO, EXERCIDO COM AMOR E COMPROMISSO, algo que precisa disseminar-se e também ser divulgado na mídia, com o intuito de se resgatar a confiança das pessoas e mostrar que não existem apenas maus profissionais, dispostos apenas a defender a ordem, ainda que ela seja injusta e excludente.

Destarte, percebemos que não há uma única e formatada solução para o problema existente dentro das Instituições policiais, Penitenciaria, mas, há um conjunto de esforços que, juntos, farão a diferença para as futuras gerações usando a inteligência e vontade do Estado com todos os membros da Segurança Publica e o Sistema Penitenciário.

Mais os guerreiros que trabalham neste IAPEN, sofrem psicologicamente e são ameaçados de morte por presos de alta periculosidade e ainda arriscam suas vidas para proteger a sociedade, “mas quem os protegem”!!!!!, pois com a realidade do sistema penitenciário Amapaense é impossível desempenhar um bom  e excelente trabalho, sendo que é de total responsabilidade do Governo do Estado melhorar as condições de trabalho dos Servidores Penitenciários, bem como a manutenção dos equipamentos e das instalações.

"Já batemos muito nessa tecla. O governador sabe que o número de agentes é pequeno para sua demanda e que as penitenciárias não apresentam estruturas adequadas",

“O GOVERNADOR ACHA QUE SOMOS
SUPER-HOMENS E MULHERES-MARAVILHAS"
A atual situação dos presídos só gera mais criminalidade, o IAPEN não ressocializa niguém, pois 70% da população carcerária é de reincidentes, os presidiários não tem a mínima garantia de seus direitos.
Os Agentes e Educadores Penitenciários estão desmotivados sem nenhuma condição de trabalho digno e sem um salário digno a sua condição de vida.
Precisa haver uma renovação do sistema, pois a sociedade toda está em risco.

Postado por AGEPEN ALEXANDRO SOARES

quarta-feira, 6 de julho de 2011

GOVERNO DO AMAPÁ CONVOCA MAIS 60 AGENTES PENITENCIARIOS


Nos dias 14 e 15 de Julho de 2011, começara o Teste de Aptidão Físico (TAF), no comando geral da Polícia Militar, para os concursados do IAPEN (Agente Penitenciário) 2ª chamada, no 1º dia será realizado os testes de Barra, Abdominal e Corrida, no 2º dia Salto em Altura e Natação.
Nesta 2ª chamada, foram convocados mais 60 candidatos alem dos 250 agentes penitenciários chamados em maio, onde ficaram reprovados 19 e 25 faltaram e para próxima fase serão convocados os Educadores de nível Médio e Superior: 70 são médicos, psicólogos, advogados, sociólogos, entre outras áreas, para atender a demanda do Instituto de Administração Penitenciária - IAPEN.
 No caso, todos eles vão passar por ainda 04 fases: além de avaliação psicológica, exame documental, investigação social e curso de formação profissional.
CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO

Local: Ginásio Poliesportivo no Comando Geral da Polícia Militar - PMAP.
Endereço: Rua Jovino Dinoá, s/n, Bairro – Beirol.
Horário: Início dos Testes às 08h00min
Observação: Os candidatos deverão comparecer com 30 minutos de antecedência.

terça-feira, 5 de julho de 2011

IAPEN UTILIZARÁ DETECTORES DE METAIS EM REVISTAS


Cada detector custou ao Instituto R$ 599,00, investimento de aproximadamente R$ 15 mil

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) utilizará detectores de metais em revistas. O Iapen adquiriu 25 detectores, que chegaram nesta terça-feira, 5.
Cada detector custou ao Instituto R$ 599,00, investimento de aproximadamente R$ 15 mil, recursos do próprio Iapen. Os detectores serão utilizados na revista em visitantes e em pavilhões.
Os equipamentos serão utilizados nas penitenciárias feminina e masculina (Cadeião), anexo, e nos centros de custódia do Novo Horizonte, Zerão e Oiapoque.
Os agentes penitenciários vão passar por uma capacitação para manuseio dos detectores. “Os novos equipamentos vão aumentar a segurança no Instituto, tanto para o interno quanto para o servidor, além de proporcionar aos agentes condições para executar um trabalho com eficiência”, destaca o diretor do Iapen, delegado Nixon Kenedy.
Fonte: Agp.  Jailson Santos

segunda-feira, 4 de julho de 2011

AGENTE PENITENCIARIO SERVIDOR MIL E UMA FUNÇÕES


Hora do ‘tranca’:Você daria as costas para criminosos, drogados e psicopatas?
Onze perguntas para quem não tem noção nenhuma do que é trabalhar no sistema prisional.




A foto que você vê acima diz respeito a um dos momentos mais críticos do trabalho no sistema penitenciário. Antes do banho de sol, os agentes devem entrar nos pavilhões e abrir as celas onde estão os presos, para que os detentos gozem de seu direito de aquecer o corpo com os raios do astro rei. Ao término do banho de sol, idem.


Como o efetivo de funcionários sempre foi irrisório (e continua sendo),‘UM AGENTE PENITENCIARIO," RARA AS VEZES dois’ servidores para cumprir essa missão parece ser um exército suficiente aos olhos das autoridades competentes e para parcela da sociedade que, por desconhecimento ou má fé, subestima o valor de quem tem a coragem de exercer tal trabalho.


Assim, nesta matéria especificamente, vamos mudar um pouco a estrutura textual ‘padrão’ do jornalismo e dar prosseguimento ao raciocínio com algumas perguntas direcionadas [principalmente] às pessoas que não têm a mínima noção do que é conviver com o perigo real.


Leia, reflita e responda a si mesmo. Se puder.
1 – Uma arma de fogo ‘infiltrada’ nesse pavilhão mataria esses dois trabalhadores pais de família?

2 – Você certamente acha que “os presos não teriam coragem”. Mas uma pessoa analfabeta, com 20 anos de cadeia para tirar, 10 pedras de crack na‘cachola’ e ameaçada de morte se recusasse tal ordem não teria coragem?
3 – Quantos agentes penitenciários já foram assassinados dentro dos presídios no Brasil?
4 – Um agente penitenciário tem condições de cumprir a lei trabalhando em condições como esta?
5 – Um agente prisional que “pega no pé” dos presos, fazendo revistas em celas, retirando celulares e drogas, causando prejuízos de cinco, dez, vinte mil reais a criminosos dentro E FORA dos presídios tem como viver bem desarmado nas ruas, quando estiver de folga?
6 – Você sabe quantos presos passam por este presídio da foto no decorrer de um ou dez anos? É fácil memorizar a fisionomia de todos eles? Mas será que todos eles não são capazes de reconhecer esses dois agentes... ‘por aí’?
7 – Grades serradas antes da chegada desses agentes possibilitariam uma rebelião com dois ‘importantes’ reféns?
8 – É novidade para alguém a informação de que os pavilhões dos presídios brasileiros são lotados de presos com Tuberculose? Como essa doença é transmitida?
9 – Você se sente ‘mais seguro’ sabendo que as peças mais perigosas da sociedade estão devidamente encarceradas? Quem, com todas as dificuldades possíveis, garante esse seu ‘sossego’?
10 – Você sabe há quanto tempo os agentes penitenciários trabalham nessas (e noutras!) circunstâncias?
11 – ‘Opinar’ sobre o mundo sem sair da sala da faculdade, de um gabinete burocrático ou da frente de um microfone é muito mais fácil do que assumir o papel desses agentes. Não é mesmo?




Postado por AGEPEN ALEXANDRO SOARES

domingo, 3 de julho de 2011

AMAPÀ RECEBERÀ DO DEPEN 02 VTR


Estados recebem 88 carros-cela para transporte de presos


O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça vai doar, nesta sexta-feira (01/07), 88 veículos-cela que serão distribuídos aos sistemas prisionais de todos os estados brasileiros. A cerimônia de entrega será realizada na empresa onde os veículos foram adaptados, em Tatuí (SP).

O investimento de cerca de R$ 9 milhões vai auxiliar na padronização do transporte de detentos nos sistemas prisionais estaduais. Os carros tipo furgão têm capacidade para transportar até oito presos e contam com sistema de câmeras que transmite as imagens para a cabine do veículo.

Os estados de Alagoas, Amapá, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe receberão dois veículos-cela. Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Tocantins recebem três. Para o Acre, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul serão cedidos quatro carros. Minas Gerais e Rondônia vão receber cinco veículos-cela e o estado de São Paulo, seis


sábado, 2 de julho de 2011

SALARIO SERVIDOR PENITENCIARIO


TABELA SALARIAL NACIONAL DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS DO BRASIL

Essa tabela é resultado de uma pesquisa feita pelo SINDASP-CE em aproximadamente 70 dias, e poderá sofrer alterações futuramente conforme os salários venham a serem alterados.

ORD
ESTADO
SALARIO BASE
1
D. FEDERAL
 7.514,33
2
MARANHÃO
 3.201,35
3
TOCANTINS
 3.000,00
4
PARANÁ
 2.753,17
5
RORAIMA
 2.717,18
6
M GROSSO DO SUL
 2.699,20
7
SERGIPE
 2.672,55
8
R DE JANEIRO
 2.632,28
9
PARAÍBA
 2.410,92
10
AMAZONAS
 2.300,00
11
GOIÁS
 2.300,00
12
SANTA CATARINA
 2.285,39
13
PIAUÍ
 2.234,61
14
ACRE
 2.233,60
15
S. PAULO
 2.223,58
16
R. G DO NORTE
 2.200,00
17
PERNAMBUCO
 2.015,00
18
RONDÔNIA
 1.987,00
19
ESPÍRITO SANTO
 1.956,24
20
CEARÁ
 1.933,44
21
R. G DO SUL
 1.915,03
22
AMAPÁ
 1.908,85
23
M. GERAIS
 1.775,00
24
M GROSSO
 1.565,00
25
ALAGOAS
 1.515,50
26
PARÁ
 1.478,00
27
BAHIA
 1.351,24